Diante do cenário de guerra protagonizada entre Ucrânia e Rússia, a Fifa anunciou nesta semana a criação de uma janela de transferências especial para que os atletas que atuam no futebol dos dois países possam buscar novos clubes, sem problemas contratuais. Nos últimos dias, o nome do atacante Fernando, do Shakhtar foi ventilado no Palmeiras, mas ao que tudo indica o clube não deve fazer uma investida de curto prazo.
De acordo com informações do jornalista Rodrigo Fragoso, da TNT Sports, o Verdão já decidiu que não fará nenhum tipo de negócio com prazo de vencimento de três meses. O clube só irá investir em algum atleta deste mercado caso haja a possibilidade de fechar vínculo até o final da temporada.
Informação que recebi sobre janela excepcional de jogadores que podem deixar Ucrânia e Rússia: Palmeiras não fará nenhum negócio de 3 meses. Um contrato dessa extensão vai contra o planejamento adotado pelo clube. Apenas haverá negócio se for possível um contrato até fim do ano.
— Rodrigo Fragoso (@reporterfragoso) March 9, 2022
Na abertura de janela promovida pela Fifa, os jogadores do futebol da Ucrânia e Rússia serão liberados e classificados como “sem contrato” até 30 de junho, prazo em que se encerra a temporada europeia, cenário que é considerado como inviável para o Palmeiras. Nas movimentações do mercado, o alviverde tem focado suas atenções no atacante Pedro, do Flamengo.
“A suspensão de um contrato […] significará que jogadores e treinadores serão considerados ‘sem contrato’ até 30 de junho de 2022 e, portanto, terão a liberdade de assinar um contrato com outro clube sem enfrentar consequências de qualquer tipo”, diz a nota.
Ao todo, o Brasil possui 30 jogadores vinculados a times ucranianos, com destaque para Pedrinho, David Neres, o próprio Fernando. Na Rússia, o quantitativo é de 13 jogadores, entre eles Malcom, Claudinho e Yuri Alberto.

