Home Futebol Palmeiras: Quem é Fernando, atacante que o Verdão tem como principal opção para cumprir prometido a Abel Ferreira?

Palmeiras: Quem é Fernando, atacante que o Verdão tem como principal opção para cumprir prometido a Abel Ferreira?

Jogador foi revelado pelo clube e vendido após poucas chances no time profissional

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O Palmeiras tem uma carta na manga para cumprir o que foi prometido ao técnico Abel Ferreira e gastar pouco no mercado da bola. Com a guerra entre Rússia e Ucrânia, uma série de jogadores poderá assinar por empréstimo com novos clubes até o fim do ano e o Verdão está de olho. Com a oportunidade de mercado, o Palmeiras definiu um alvo e quer repatriar o atacante Fernando, do Shakhtar Donetsk, formado na base do próprio clube.

PUBLICIDADE

Com isso, o Verdão reforçaria seu setor ofensivo e contrataria o tão pedido centroavante de Abel Ferreira, faria a vontade do treinador e pouco gastaria, já que o jogador não é um dos mais caros do elenco do clube ucraniano e chegaria sem custos.

Mas afinal, quem é Fernando, revelado pelo Palmeiras e jogador do Shakhtar Donetsk?

O atacante de 23 anos é nascido em Belo Horizonte e chegou à base do Palmeiras para o sub-17. Se destacou nas categorias menores do Verdão e em 2017, aos 18 anos, estreou no time profissional. Voltou ao sub-20 e seguiu como destaque, até ter chance de atuar em 2018. Marcou seu primeiro e único gol pelo Palmeiras em março do mesmo ano, contra o Ituano, pelo Paulistão.

PUBLICIDADE

youtube.com/watch?v=s9H0zqj6C5c

Mas na metade do mesmo ano, o Palmeiras vendeu o jovem, então com 19 anos, por cerca de R$ 24 milhões ao Shakhtar Donetsk, que já era acostumado em apostar em jovens brasileiros.

O atleta chegou ao clube e fez 22 jogos em sua primeira temporada, mas não se destacou. Foi emprestado ao Sporting em 2019 e ficou por seis meses, mas logo retornou à Ucrânia. Fernando passou duas temporadas revezando entre a titularidade e a equipe reserva, mas na atual temporada 2021/22 tem sido destaque. Em 14 jogos, marcou oito gols e deu uma assistência, tendo média de participação em gols de 0,64, uma das maiores do elenco do clube ucraniano. Até por isso, o Palmeiras pensa em repatriá-lo, já que ele voltaria ao Verdão para ser peça-chave no time de Abel Ferreira.