O São Paulo conheceu nesta sexta-feira (25) os seus adversários da fase de grupos da Copa Sul-Americana. No sorteio realizado pela Conmebol, o Tricolor caiu na chave D ao lado de Jorge Wilstermann (Bolívia), Ayacucho (Peru) e Everton (Chile).
Lembrando que o São Paulo tenta o bicampeonato na competição, já que conquistou o título em 2012 – aliás, essa foi a última taça internacional do clube brasileiro.
😍🏆 Agora é pela #GrandeConquista! Assim ficaram as 8⃣ chaves da Fase de Grupos da CONMEBOL #Sudamericana 2022.
🤔 Qual é a mais difícil? pic.twitter.com/Kc8l6sZppw
— CONMEBOL Sudamericana (@SudamericanaBR) March 25, 2022
Mas como andam os rivais do time paulista em 2022? Confira abaixo:
Jorge Wilstermann (Bolívia)
O Jorge Wilstermann, fundado em 1949, é um dos clubes mais tradicionais da Bolívia, com 15 títulos nacionais conquistados ao longo da história. O time joga na cidade de Cochabamba, que fica a cerca de 2.500 metros de altitude.
A equipe ficou na 7ª colocação geral na última edição do Campeonato Boliviano e, na atual temporada, ocupa a 7ª colocação do grupo B com apenas seis pontos (duas vitórias, um empate e três derrotas). São oito times na chave, portanto o Jorge Wilstermann é o vice-lanterna.
O principal jogador da equipe é o meia-atacante brasileiro Serginho, camisa 10. Ele está com 37 anos de idade. O elenco ainda tem o zagueiro brasileiro Robson, de 29 anos.
Ayacucho (Peru)
O clube peruano rival do São Paulo é relativamente novo, fundado em 2008 (e depois refundado em 2015 com o nome atual). A cidade de Ayacucho também tem altitude, cerca de 2.700 metros.
Em 2020, a equipe conquistou o título do Torneio Clausura do Campeonato Peruano. Na temporada passada, a de 2021, o time ficou na 11ª colocação. E neste ano de 2022, em sete jogos disputados, o Ayacucho tem duas vitórias, um empate e quatro derrotas, ocupando a 12ª colocação com apenas sete pontos.
Seu principal jogador é o camisa 10 peruano Robert Ardiles, de 34 anos. Também vale destacar o atacante mexicano Othoniel Arce, de 32 anos.
Everton (Chile)
Localizado na cidade de Viña del Mar, o Everton já é centenário, fundado em 1909. São quatro títulos nacionais em toda história, mas apenas um conquistado neste século (1950, 1952, 1976 e 2008).
No ano passado, o clube terminou o Campeonato Chileno na 12ª colocação. Neste ano de 2022, após sete rodadas disputadas, o Everton está na 7ª colocação com 10 pontos, sendo duas vitórias, quatro empates e uma derrota.
São quatro os destaques do elenco: o goleiro Fernando de Paul, que já jogou na seleção chilena; o volante chileno Rodrigo Echeverría; e os argentinos Juan Cuevas, que atua pela ponta-direita, e Ismael Sosa, centroavante com carreira no futebol mexicano.

