Home Futebol Três times da Série A do Brasileirão já não podem mais ser campeões estaduais; veja o cenário

Três times da Série A do Brasileirão já não podem mais ser campeões estaduais; veja o cenário

17 dos 20 times da elite do Brasileirão ainda estão na briga pelo título de seus respectivos estaduais

Mário André Monteiro
Jornalista com passagens por Portal iG, Fox Sports e Osasco Audax. Atualmente editor na Jovem Pan News e no Alemanha FC (http://www.alemanhafc.com.br). No Twitter: @alemao_mario e no Instagram: @marioalemao

Os campeonatos estaduais de 2022 estão entrando em suas retas finais e dos 20 times que vão disputar a Série A do Campeonato Brasileiro neste ano, três deles já não podem mais ser campeões regionais.

PUBLICIDADE

Focado na disputa da pré-Libertadores, conseguindo avançar à fase de grupos da competição continental, o América-MG não tem mais chances de ficar no G4 do Mineiro antes mesmo da disputa da última rodada da primeira fase e já está fora das semifinais.

Pelo Cearense, o Ceará foi eliminado pelo modesto Iguatu nas quartas de final, em confronto disputado ainda no mês de fevereiro. O Vovô venceu o duelo de ida por 2×1, perdeu a volta por 1×0 e caiu nas penalidades.

PUBLICIDADE

E no Campeonato Gaúcho, o Juventude fez uma campanha bastante irregular e não se classificou às semifinais, ficando na 10ª colocação com 11 pontos. O clube de Caxias do Sul ainda brigou contra o rebaixamento até a última rodada, mas conseguiu se salvar.

De resto, todos os 17 times que estão na Série A do Brasileirão ainda podem ser campeões estaduais. A situação mais curiosa é a do Santos, que tem risco de rebaixamento no Paulistão e, ao mesmo tempo, joga a última rodada da fase de grupos com chance de se classificar às quartas de final.

Palmeiras, Corinthians, São Paulo e Red Bull Bragantino avançaram de fase no Campeonato Paulista e ainda sonham com o título.

No Carioca, Flamengo, Botafogo e Fluminense estão nas semifinais, ainda lutando pela taça. Mesma situação do Atlético-MG, já classificado à semi do Mineiro.

PUBLICIDADE

Goiás e Atlético-GO, no Goiano, Athletico-PR e Coritiba, no Paranaense, Fortaleza, no Cearense, Internacional, no Gaúcho, Avaí, no Catarinense, e Cuiabá, no Mato-grossense, completam a lista dos times da elite nacional ainda vivos na disputa de seus respectivos estaduais.