Home Futebol Agora vai? Alvo do Palmeiras, Falcão García deve deixar a Europa nos próximos meses e ficar livre no mercado

Agora vai? Alvo do Palmeiras, Falcão García deve deixar a Europa nos próximos meses e ficar livre no mercado

Jogador pode voltar ao futebol sul-americano após mais de 15 anos no futebol europeu

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O veterano atacante Falcão García, alvo do Palmeiras há alguns anos, pode enfim encerrar sua passagem pela Europa. Seu contrato com o Rayo Vallecano, da Espanha, termina em junho, e o jogador não sabe se renovará seu vínculo. Ele deve ficar livre no mercado e pode negociar com qualquer outra equipe.

PUBLICIDADE

Vale lembrar que o Palmeiras tem sondado Falcão há algum tempo, e em 2022, em busca de um camisa 9, chegou a ventilar o nome do veterano internamente. Em março deste ano, o zagueiro Yerri Mina, colombiano de passagem marcante pelo clube alviverde, fez campanha pelo acerto de Falcão com a equipe.

“Eu falo para ele: “Cara, você é fera! Se quiser jogar no Brasil algum dia, venha ao Palmeiras. O Palmeiras vai te dar muito carinho. Eu já joguei lá e agradeço por tudo o que me proporcionaram”, disse o zagueiro na época, logo após confronto entre Brasil x Colômbia pelas Eliminatórias.

PUBLICIDADE

Em fim de contrato, uma negociação de Falcão com o Palmeiras ou com qualquer outro clube sul-americano deve ser ainda mais facilitada.

Falcão García tem carreira consolidada na Europa e na seleção colombiana

O atacante de 36 anos começou sua carreira no River Plate, onde se profissionalizou em 2004 e logo se tornou titular e referência. Foram cinco anos no clube até sair para o Porto. O jogador se tornou ídolo no clube português, onde conquistou duas Taças de Portugal e dois Campeonatos Portugueses, além de uma Liga Europa em 2011. Saiu para o Atlético de Madrid, onde brilhou mais uma vez. Conquistou uma Copa do Rei pelo clube e mais uma Liga Europa, em 2012. Em 2013 acertou com o então novo rico Monaco.

Ficou uma temporada no clube e foi para o Manchester United. Iniciou uma sina de lesões e não foi bem, saindo para o Chelsea na temporada seguinte. Voltou ao Monaco em 2016 e recuperou o bom futebol. Com 30 gols na temporada, foi campeão francês pelo clube. Deixou o Monaco em 2019, como capitão e ídolo do clube, para defender o Galatasaray. Foram dois anos e meio no clube turco, com 20 gols em 40 jogos. Saiu para o Rayo Vallecano, onde está hoje. Já disputou 20 jogos e marcou cinco gols.

Pela seleção da Colômbia tem sido convocado desde 2006. Só não disputou a Copa do Mundo de 2014 por conta de uma grave lesão no joelho, mas esteve em 2018 no plantel. Disputou ainda as Copas América de 2011, 2015 e 2019.

PUBLICIDADE