| CEARÁ | 1-3 | BOTAFOGO |
|---|
O Botafogo superou a série invicta de Dorival Júnior no Ceará neste domingo (17) e conseguiu seus primeiros pontos no Brasileirão com vitória por 3 a 1.
Na estreia oficial de Luis Castro no comando técnico do alvinegro carioca, o Botafogo conseguiu demonstrar bom volume de jogo nos primeiros 20 minutos e levou perigo constante ao adversário principalmente com Chay e Diego Gonçalves.
Mas quem conseguiu abrir o placar foi Victor Sá aos 16 minutos do primeiro tempo. Após recuperação no campo ofensivo, uma rápida jogada foi armada pelo lado esquerdo e Erison foi acionado na esquerda para deixar Messias para trás e acionar V.Sá na grande área, livre, ajeitando a bola e marcando.
Só que depois disso, o Ceará acabou crescendo cada vez mais na sequência do primeiro tempo e assustou bastante pelos lados de campo com Nino Paraíba e Mendonza.
Esta enorme pressão virou go antes do intervalo com Nino levantando na área diante de uma zaga perdida da equipe botafoguense. A bola sobrou para Lima surgir totalmente livre na finalização, deixando tudo igual no placar.
Contudo, a etapa complementar foi amplamente dominada pelo Botafogo e todas as ações nos primeiros minutos ocorreram no campo ofensivo do alvinegro carioca.
Patrick de Paula, ex-Palmeiras, quase marcou seu primeiro gol com a camisa do Botafogo mas parou na trave em chute firme. No rebote, Erison foi às redes e teve seu gol anulado devido à impedimento.
Entretanto, o lance serviu como incentivo para o Fogão que novamente pressionou o adversário até ampliar o placar em jogada de bola parada. Daniel Borges bateu falta da intermediária e levantou na medida para Erison, desta vez em condições, vencer João Ricardo.
Na tentativa imediata de resposta, Lima chutou firme da meia-lua e a bola desviou em Daniel Borges, mas Diego Loureiro conseguiu defender e espalmou para o escanteio.
Mas qualquer chance de virada do Ceará ficou complicada aos 34′ depois que Luiz Otávio derrubou Romildo dentro da área em pênalti claro. Erison cobrou de forma colocada no canto e João Ricardo não alcançou.
Com 3 a 1 no placar, o Botafogo tentou administrar a reta final, mas sofreu um enorme susto em cobrança de escanteio quando Messias testou firme e quase acertou o alvo subindo nas costas da defesa do alvinegro carioca.
Antes do apito final, Lima foi expulso após empurrar Kayque, deixando o Ceará com um jogador a menos nos minutos finais ao tomar o segundo cartão amarelo.
FICHA TÉCNICA
CEARÁ 1-3 BOTAFOGO
Data: 17/04/2022, 19:00
Estádio: Arena Castelão
Árbitro: Raphael Claus (FIFA – SP)
Assistentes: Danilo Ricardo Simon Manis (FIFA – SP) e Neuza Ines Back (FIFA – SP)
VAR: Rodrigo D’Alonso Ferreira (SC)
Gols: 1T 17′ Victor Sá (BOT); 1T 43′ Lima (CEA); 2T 14′ Erison (BOT); 2T 35′ Erison (BOT)
Ceará: João Ricardo; Nino Paraíba, Messias, Luiz Otávio, Bruno Pacheco (Kelvyn); Richardson (Geovane), Richard (Léo Rafael), Rodrigo Lindoso (Erick); Lima, Zé Roberto (Cléber), Mendoza. Técnico: Dorival Júnior.
Botafogo: Diego Loureiro; Saravia, Philipe Sampaio, Kanu, Daniel Borges; Luís Oyama (Barreto), Patrick de Paula (Kayque); Diego Gonçalves (Vinícius Lopes), Chay (Romildo), Victor Sá; Erison (Lucas Piazon). Técnico: Luís Castro.

