Home Futebol Brasileirão Série A 2022: Jogos, favoritos, informações e onde assistir

Brasileirão Série A 2022: Jogos, favoritos, informações e onde assistir

Campeonato mais disputado do futebol nacional começa hoje com times favoritos, aspirantes a surpresas e outros em processo de recuperação

Wemerson Ribeiro
Formado em Jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, com passagem pelo Portal R7, como estagiário, na editoria de Esportes.

A bola vai começar a rolar pelo Brasileirão 2022 com três jogos abrindo a rodada de estreia neste sábado (9). O campeonato mais difícil do Brasil dá o seu pontapé inicial com equipes em situações complicadas, precisando de ajustes, enquanto outras chegam depois de ótimas campanhas nos estaduais pelo país.

PUBLICIDADE

A edição deste ano será também a Série A dos reforços e dos treinadores estrangeiros. Para se ter uma ideia, quase metade (9) dos 20 times que vão participar da briga tem na liderança de suas comissões técnicas um profissional que veio de fora. Nem mesmo o atual campeão, Atlético-MG, conseguiu fugir desta tendência após a saída de Cuca.

Por essas e outras informações, o Torcedores.com decidiu fazer um “resumão” com o que você precisa saber sobre o seu time antes do apito inicial. Além disso, montamos um guia de transmissões para não deixar ninguém perdido na hora de acompanhar o clube de coração nesta temporada.

PUBLICIDADE

Quando começa o Brasileirão 2022?

A vigésima edição do Brasileirão 2022 disputada no formato de pontos corridos começa hoje (9) com três partidas sendo disputadas. Os responsáveis por abrir o torneio são Fluminense x Santos, dois times que estão em situações completamente opostas no ano. O encontro acontece às 16h30 (Brasília), no Maracanã.

O dia segue com o atual vice do Carioca, Flamengo, viajando para medir forças contra o Atlético-GO fora de casa, às 19h. À noite, o campeão do Paulista Palmeiras recebe o Ceará no Allianz, às 21h, quando encerram a primeira “leva” de jogos na abertura da Série A. A rodada só termina na segunda-feira com Juventude x Red Bull Bragantino.

Quais os times que participam?

  • AMÉRICA-MG

Depois de um 2021 histórico, o Coelho voltou com tudo para esta temporada e se garantiu na fase de grupos da Libertadores 2022. E para conseguir conciliar essas duas competições, bem como os duelos na Copa do Brasil, a direção contratou nada menos do que 12 atletas para o treinador Marquinhos Santos.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJwUWhLWEZTaSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

O mais novo reforço foi anunciado nesta semana e atende pelo nome de Aloísio, o “Boi Bandido”. O ex-São Paulo estava na China e terá como companheiros de clube alguns jogadores do porte de Wellington Paulista, Raul Cáceres, Everaldo e do goleiro Jaílson, bicampeão da Liberta com o Palmeiras de Abel Ferreira.

Última escalação: Jailson; Marlon Lopes, Iago Maidana, Conti e Patric; Juninho, Lucas Kal e Alê; Pedrinho, Paulinho Boia e Everaldo.

  • ATHLETICO PARANAENSE

O Furacão busca se reestabelecer como uma das forças do futebol brasileiro depois de terminar o Brasileirão na 14ª posição no ano passado. O desafio não será fácil e, sabendo disso, o treinador Alberto Valentim tenta deixar para trás a derrota na semifinal do Paranaense contra o Coritiba para não se abalar.

Uma das atrações do elenco do Athletico nesse ano é o retorno do atacante Pablo, ex-São Paulo, que, apesar de não deixar saudade para os tricolores, tem boas recordações no Paraná. Tomás Cuello, Vitinho, Marcelo Cirino, Vitor Bueno e o zagueiro Dedé são as “novas” apostas para a equipe em 2022.

PUBLICIDADE

Última escalação: Bento; Abner, Pedro Henrique, Lucas Halter e Orejuela; Christian e Hugo Moura; Cuello, Terans e Cirino; Pablo.

  • ATLÉTICO-GO

O Dragão começa a sua caminhada na disputa nacional deste ano tendo em mente que pode, sim, surpreender os gigantes como em 2021. Na última edição, a equipe por pouco não se classificou para a fase preliminar da Libertadores ao perder a vaga no critério de desempate para o América-MG.

Em 2022, a empolgação continua viva e foi impulsionada pela conquista do Campeonato Goiano em cima do seu maior rival local, o Goiás. A equipe poderá já no primeiro jogo contar com o apoio de sua torcida no duelo dificílimo diante do Flamengo embalado pela vitória contra o Sporting Cristal no meio da semana.

Última escalação: Luan Polli; Jefferson, Wanderson, Édson e Dudu; Marlon Freitas, Baralhas, Léo Pereira, Jorginho e Shaylon; Wellington Rato.

PUBLICIDADE
  • ATLÉTICO-MG

Os atuais campeões do Brasileirão chegam mais uma vez como um dos principais favoritos ao título em dezembro. Mesmo com a troca de Cuca pelo Turco Mohamed, o Galo mostrou que está bem servido de nomes e, com a manutenção de sua principal estrela, Hulk, as chances de levar mais um troféu são reais.

Neste curto período de 2022, o torcedor do Galo já teve a oportunidade de comemorar a Supercopa do Brasil em cima do Flamengo e do estadual diante do Cruzeiro.

Última escalação: Éverson; Guilherme Arana, Alonso, Godín e Mariano; Jair, Allan, Borrero, Nacho Fernández e Savarino; Hulk.

  • AVAÍ

Os catarinenses conseguiram o acesso de volta à Série A do Brasileirão na bacia das almas com uma sequência emocionante de resultados no final da segunda divisão em 2021. O maior desafio para a equipe agora é se manter na elite, já que nas últimas quatro vezes que subiu, voltou a cair no ano seguinte.

PUBLICIDADE

O Avaí se classificou para a fase de mata-mata do Catarinense na oitava posição, dando indícios do seu baixo desempenho, e caiu para o Brusque nas quartas.

Última escalação: Douglas Friedrich; Betão, Bressan, Bruno Cortez; Eduardo e Jean Cleber; Jonathan Copete, Muriqui, Lourenço, Morato e Rômulo.

  • BOTAFOGO

O grande campeão da Série B em 2021 chega para este Brasileirão com um time a ser observado. Isso porque, desde que se tornou SAF (Sociedade Anônima do Futebol) e passou a ter investimentos do britânico John Textor, o cenário mudou para melhor e as perspectivas são outras.

O grande reforço anunciado da equipe para 2022 é o jovem meia-atacante Patrick de Paula, ex-Palmeiras. Mas ele não é o único: Lucas Piazón, Renzo Saravia, Luís Oyama, Victor Sá e Philipe Sampaio são as outras novidades no pacote que também contou com a chegada do treinador Luís Castro.

PUBLICIDADE

Última escalação: Diego Loureiro; Kanu, Philipe Sampaio, Jonathan Silva e Daniel Borges; Barreto, Kayque e Chay; Luiz Fernando, Rikelmi e Matheus Nascimento.

  • RED BULL BRAGANTINO

O time acanhado do interior paulista evoluiu em 2021 ao nível de chegar a uma final de uma Copa Sul-Americana diante do Athletico Paranaense. E sabendo do potencial da equipe, espera, com otimismo, ao menos igualar a campanha do último Brasileirão, quando chegou em sexto lugar com 56 pontos.

Última escalação: Cleiton; Cândido, Natan, Léo Ortiz e Aderlan; Sorriso, Eric Ramires, Jadson e Helinho; Ytalo e Hyoran.

  • CEARÁ

Aos poucos, o Vozão vai firmando de vez o seu espaço na Série A do Brasileirão. Em 2022, o time vai disputar a sua quinta edição seguida na elite do futebol nacional, dando mais visibilidade para as equipes do Nordeste, ainda que a região esteja desfalcada de dois clubes (Bahia e Sport) que caíram no ano passado.

PUBLICIDADE

Na última terça-feira (5), o time mostrou a sua força em casa ao bater o todo poderoso Independiente-ARG, sete vezes campeão da Libertadores, por 2×1 na estreia da Sul-Americana.

Última escalação: João Ricardo; Bruno Pacheco, Messias, Luiz Otávio e Nino Paraíba; Fernando Sobral, Rodrigo Lindoso e Richard; Mendoza, Vina e Lima.

  • CORINTHIANS

Sob muita pressão da torcida, o Timão entra em campo nessas primeiras rodadas do Brasileirão precisando do resultado para se livrar da crise instaurada. O time treinador por Vitor Pereira foi eliminado do Paulistão em clássico para o São Paulo na semifinal e perdeu na estreia da Libertadores contra o Always Ready por 2×0, na Bolívia.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJrYzVkWE1DWSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

O momento de turbulência é também uma oportunidade para os mais experientes do grupo aparecerem para tomar as rédeas da situação. Este papel foi assumido pelos jogadores Willian, ex-Chelsea, Gil, Paulinho e o goleiro Cássio em conversa com membros da organizada no CT, nesta semana.

Última escalação: Cássio; Fábio Santos, Gil, João Victor e João Pedro; Renato Augusto, Du Queiroz, Willian, Paulinho e Adson; Jô.

  • CORITIBA

O Coxa está de volta à primeira divisão do Campeonato Brasileiro depois de garantir o terceiro lugar na tabela da segunda divisão em 2021. Já de cara, nesta temporada, desbancou o grande rival no estado, Athletico, com o título conquistado no Paranaense diante do Maringá.

Por mais que a principal meta seja a de permanecer na Série A para 2023, a taça local fez a equipe ampliar os seus horizontes e sonhar com uma vaga na Sul-Americana.

PUBLICIDADE

Última escalação: Alex Muralha; Henrique, Luciano Castán e Egídio; Andrey, Willian Farias e Thonny Anderson; Alef Manga, Igor Paixão, Warley e Léo Gamalho.

  • CUIABÁ

Foi por pouco, mas o Cuiabá se segurou firme na Série A do Brasileirão na reta final do ano passado. Por conta da diferença de investimentos em relação aos gigantes e aos “novos ricos”, o time deve brigar para não cair mais uma vez em 2022 mesmo com o título garantido no estadual do Mato Grosso.

Apesar do prognóstico pouco empolgante, a equipe do ex-jogador Pintado pode surpreender como fez na estreia da Sul-Americana na quinta-feira. Em casa, venceu o Melgar-PER por 2×0 com dois gols de Élton, saindo do banco.

Última escalação: Walter; Igor Cariús, Alan Empereur, Marllon e João Lucas; Rivas e Marcão Silva; Pepê, Osorio e Alesson; André.

PUBLICIDADE
  • FLAMENGO

O Rubro-Negro chega para a disputa do Brasileirão mordido pelos cinco vices em sequência registrados no período de cinco meses. O segundo lugar mais recente aconteceu na final do Carioca, quando perdeu para o Fluminense no agregado de 3×1, e foi alvo de muitas críticas pelo futebol apresentado.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJoZ0RQT2J1eiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A volta por cima da equipe deve passar pelos pés dos seus principais jogadores, como Bruno Henrique, Gabigol e Arrascaeta. Com a devida restauração do seu futebol, o time tem tudo para figurar como um dos principais favoritos à conquista da competição.

Última escalação: Hugo Souza; Gustavo Henrique, David Luiz, Filipe Luís e Willian Arão; Bruno Henrique, Everton Ribeiro, Thiago Maia e Matheuzinho; Andreas Pereira e Gabigol.

PUBLICIDADE
  • FLUMINENSE

Se no Flamengo o clima é de retomada, no Tricolor de Abel Braga há a empolgação pelo título da Taça Guanabara e do estadual. A boa fase do time dentro dos gramados será colocada à prova no campeonato nacional já no dia que abre o Brasileirão, hoje (9), em duelo contra o Santos, às 16h30 (Brasília).

Última escalação: Fábio; David Braz, Manoel e David Duarte; Cris Silva, Yago Felipe, André, Samuel Xavier e Ganso; Jhon Arias e Germán Cano.

  • FORTALEZA

A derrota no meio de semana para o Colo-Colo, do Chile, em nada deve impactar a performance do Leão neste primeiro momento no Brasileirão 2022. O tropeço é ofuscado pelos ótimos resultados obtidos na Copa do Nordeste, em que terminou como campeão, e no Cearense, cuja vaga para a final contra o Caucaia já está garantida.

No ano passado, o Fortaleza fez uma campanha histórica e terminou na quarta posição, garantindo uma vaga inédita para a Libertadores. O clube só ficou atrás de Palmeiras, Flamengo e Atlético-MG.

PUBLICIDADE

Última escalação: Max Walef; Marcelo Benevenuto, Titi e Landázuri; Juninho Capixaba, José Welison, Lucas Lima, Hércules e Yago Pikachu; Silvio Romero e Moisés.

  • GOIÁS

O ano de 2022 não tem sido ruim para o Goiás tendo em vista que a derrota mais sentida até agora foi na final do estadual diante do Atlético-GO. O time chega forte depois de quase ter sido campeão da Série B e pode figurar como um dos principais favoritos à vaga para a Sul-Americana em 2023.

Última escalação: Tadeu; Diego, Da Silva, Yan Souto e Danilo Barcelos; Auremir, Fellipe Bastos e Elvis; Apodi, Nicolas e Pedro Raul.

  • INTERNACIONAL

O Colorado já deixou para trás a queda para o Grêmio nas semifinais do Gaúchão e mira fazer uma melhor campanha no Brasileirão do que o 12º lugar conquistado em 2021. Pela frente na temporada, a equipe tem “somente” as disputas da Sul-Americana e do nacional, já que foi eliminado precocemente contra o Globo-RN na Copa do Brasil.

PUBLICIDADE

Última escalação: Daniel; Mercado, Méndez, Kaique Rocha e Bustos; Edenílson, Gabriel e Liziero; Taison, Wesley e Maurício

  • JUVENTUDE

Os onze pontos nas onze partidas disputadas do Campeonato Gaúcho dão o tom de como deve ser a sequência da temporada para os gaúchos. O desempenho que quase decretou o rebaixamento da equipe no estadual teve um roteiro parecido com o de 2021, quando por pouco não caiu para a Série B do Brasileirão.

Lutar contra o rebaixamento deverá ser a maior preocupação do Alviverde neste ano. E da última vez que o clube desceu da elite para as divisões inferiores, foram necessários 14 anos para que ele pudesse retomar o seu lugar de volta no “grupo de cima” do futebol nacional.

Última escalação: César Reis; Paulo Miranda, Boza e Matheus; Moraes, Jádson, Elton e Rodrigo; Guilherme Parede, Isidro Pitta e Capixaba.

PUBLICIDADE
  • PALMEIRAS

São poucos os times tão embalados na temporada quanto o Verdão em 2022. Recém consagrado como campeão do Paulistão em cima do São Paulo, o time manteve as suas principais peças do time e promete participar da luta pelo título do Brasileirão que não vem desde 2018.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJrUVVVRHFvOSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

Uma conquista da primeira divisão seria inédita até mesmo para o treinador multicampeão Abel Ferreira. Até agora, ele levou uma Copa do Brasil, uma Recopa Sul-Americana, um estadual e, o mais importante, duas Libertadores, ambas em 2021. E mesmo brigando pela taça do continente, terminou em 3º na tabela nesse ano.

Última escalação: Weverton; Jorge, Gustavo Gómez, Kuscevic e Mayke; Jailson, Atuesta e Raphael Veiga; Wesley, Gabriel Veron e Dudu

PUBLICIDADE
  • SANTOS

A briga para não cair para a Série A2 no Paulistão ligou um sinal vermelho de alerta para os jogadores do Peixe neste ano. Por isso, o Peixe aposta no longo período de preparação que teve desde a queda no estadual para se colocar de volta nos trilhos reforçado por bons jogadores que chegaram.

Nesta semana, o Alvinegro estreou na Copa Sul-Americana contra o Banfield e perdeu por 1×0, mas a cúpula santista já deixou claro que essa disputa não é prioridade. O trio de novidades Maicon, Willian Maranhão e Rodrigo Fernández jogou junto pela primeira vez e tenta se acertar para a abertura do Brasileirão diante do Fluminense, hoje.

Última escalação: João Paulo; Lucas Pires, Eduardo Bauermann, Kaiky e Auro Jr.; Lucas Braga, Camacho, Zanocelo e Lucas Barbosa; Ricardo Goulart e Marcos Leonardo.

  • SÃO PAULO

O Tricolor do Morumbi reuniu os cacos da derrota sofrida contra o Palmeiras por 4×0 na final do Paulistão e chega com um time mais preparado em 2022 do que no ano passado. O treinador Rogério Ceni deu um descanso a mais para os titulares na estreia da Sul-Americana contra o Ayacucho e mesmo assim voltou do Peru com uma vitória por 3×2.

PUBLICIDADE

O triunfo fora de casa com gol decisivo e o apelo da torcida reforçam a possibilidade de Luciano voltar ao time principal do Tricolor. E falando no setor ofensivo, não tem como deixar fora dessa relação o argentino Jonathan Calleri, autor de oito gols no Paulistão.

Última escalação: Volpi; Reinaldo, Miranda, Arboleda e João Moreira; Andrés Colorado, Luan e Patrick; Rigoni, Luciano e Marquinhos.

Jogadores para ficar de olho no Brasileirão 2022

Hulk (Atlético-MG)
Ricardo Goulart (Santos)
Patrick de Paula (Botafogo)
Yago Pikachu (Fortaleza)
Renato Augusto (Corinthians)
Gabigol (Flamengo)
Carlos de Pena (Internacional)
Germán Cano (Fluminense)
Léo Gamalho (Coritiba)
Nicolas (Goiás)

Onde assistir ao Brasileirão 2022?

Diferente do que aconteceu com os estaduais neste começo de temporada no Brasil, os direitos de transmissão do Brasileirão terá muito menos “ramificações”. Sem Twitch, Youtube ou parecidos, a principal competição de clubes do país será dividida em dois grupos compradores.

PUBLICIDADE

Na TV aberta, a Globo será a emissora responsável por passar os jogos para o território inteiro, separando em “praças”, como é de costume. O mesmo conglomerado dividirá os direitos com o SporTV (dois jogos por rodada) e com o Premiere, previsto para transmitir 90% das partidas no ano pelo pay-per-view.

O outro detentor dessa licença e que terá uma fatia do Brasileirão será o Athletico Paranaense por meio do seu serviço de streaming pago, o Furacão Live. Com tickets a R$ 25, o time pretende fornecer as imagens dos 19 jogos como mandante que terá neste ano.

Fora do país, a plataforma OneFootball transmitira os encontros.

Quais os jogos da 1ª rodada?

Sábado (9)
Fluminense x Santos, às 16h30
Atlético-GO x Flamengo, às 19h
Palmeiras x Ceará, às 21h

PUBLICIDADE

Domingo (10)
Coritiba x Goiás, às 11h
Atlético-MG x Internacional, às 16h
Botafogo x Corinthians, às 16h
Fortaleza x Cuiabá, às 18h
São Paulo x Athletico Paranaense, às 19h
Avaí x América, às 19h

Segunda-feira (11)
Juventude x Red Bull Bragantino, às 20h