Brasileirão Série B: quais são os 20 times que participam em 2022?
Acesso na Série B de 2021 foi definido por apenas dois pontos entre quarto e quinto colocado
Divulgação
Após uma longa espera, ele está chegando. Nesta sexta-feira (8), a bola começa a rolar nos gramados nacionais para mais uma edição do Brasileirão Série B. Com projeção de ser mais competitivo do que no passado, o certame reúne vários gigantes do futebol brasileiro e equipes emergentes, que nos próximos meses estão na luta pelas quatro sonhadas vagas na elite, enquanto outras brigam contra o temido rebaixamento à Série C.
Despromovidos na temporada passada no Brasileirão, Grêmio, Bahia, Chapecoense e Sport se juntarão aos 12 times que figuraram na segunda divisão em 2021, além de Ituano, Tombense, Novorizontino e Criciúma, equipes que alcançaram o acesso.
Entre os gigantes estão Grêmio, Vasco, Cruzeiro, Bahia e Sport, concorrentes que costumam a figurar na elite nacional. A presença deste quinteto denota que a disputa será intensa, uma vez que times como CRB, CSA, Chape, Guarani também costumam a brigar forte por um espaço no concorrido G4.
Em 2021, o CSA acabou perdendo o sonhado acesso para o Avaí na última rodada, e chegou a estar subindo com o decorrer dos jogos simultâneos. No entanto, a virada do Leão Catarinense levou o time aos 64 pontos, dois a mais em relação ao Azulão do Mutange, que viu a vaga “escapar pelos dedos”.
OS PARTICIPANTES
Bahia, Brusque, Chapecoense, CRB, Cruzeiro, Criciúma, CSA, Grêmio, Guarani, Ituano, Londrina, Náutico, Novorizontino, Operário-PR, Ponte Preta, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense, Vasco e Vila Nova.
? Amanhã é dia de começar o #EsquentaSérieB! pic.twitter.com/vnJCnGj0rn
— Brasileirão Série B (@BrasileiraoB) March 17, 2022
MAIS CURTO
Em função da Copa do Mundo do Catar, o Brasileirão Série B será mais frenético com relação às datas. O pontapé final do certame está projetado para o dia 5 de novembro, uma vez que o mundial de seleções começa no dia 21 de novembro.

