Home Futebol Copa de 2030 vê disputa Europa x América do Sul por sede

Copa de 2030 vê disputa Europa x América do Sul por sede

Principais candidaturas à Copa ‘centenária’ são entre dupla ibérica e quarteto sul-americano; sede será decidida em 2024

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo
PUBLICIDADE

A Copa do Mundo de 2022 sequer começou,  mas movimentações por Mundiais dos próximos anos já existem nos bastidores. Especificamente sobre qual será a sede do torneio em 2030, quando a competição celebrará 100 anos de sua primeira edição.

Segundo o jornal espanhol As, duas candidaturas tem tomado conta das discussões para ser a sede deste torneio. A candidatura favorita é a envolvendo Espanha e Portugal, que decidiram juntar esforços ambas sediarem a competição em seu ano de centenário.  E estariam na frente para convencer a Fifa sobre isto.

Mas a concorrência a espanhóis e portugueses vem da América do Sul. Uma candidatura quádrupla, envolvendo Uruguai, Argentina, Paraguai e Chile, também está oficializada para disputar a sede do torneio. Esta citando motivos históricos para isto, já que um dos países que fazem parte de tal pedido foi a sede da primeira Copa do Mundo, em 1930.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJtT01qRDc5RyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

A ideia original era de que Uruguai e Argentina (que foram finalistas da Copa inaugural) sediassem juntas o  Mundial de Seleções de 2030 como forma de homenagear o centenário do torneio. Posteriormente, paraguaios e chilenos se juntaram a esta candidatura, que tem o apoio do presidente da Conmebol, que segundo o jornal, ‘defende com unhas e dentes’ esta candidatura.

A sede da Copa de 2030 será decidida apenas em 2024, mas já muita discussão nos bastidores segundo o jornal. Houve até a proposta feita pela candidatura europeia de que o Uruguai pudesse sediar partidas como forma de ‘homenagem’ caso a candidatura Espanha-Portugal vença, mas isto está descartado pelo lado sul-americano. Ironicamente, a disputa acontece num momento em que as entidades esportivas das duas regiões vem se aproximando.

“Em algum momento, acho que teremos que sentar com  a Europa para discutir sobre a Copa do Mundo de 2030. Haverá muita troca de diálogo e a nossa ideia é a de não se enfrentar. Há uma vantagem para  a Conmebol porque a história das Copas começa aqui (na América do Sul)”, argumentou o presidente da entidade sul-americana, Alejandro Domínguez.

PUBLICIDADE

Dependendo da candidatura escolhida, esta de certa forma entrará para a história. Como em 2026, a Copa será nos três países da América do Norte (México, EUA e Canadá), será a primeira vez em que dois Mundiais de Seleções consecutivos serão sediados por mais de um país.