O mercado de Wide Receivers promete ficar agitado mais uma vez na NFL.
Nesta quarta-feira (20), Deebo Samuel pediu para ser trocado pelo San Francisco 49ers.
De acordo com o jornalista Jeff Darlington, da ESPN dos Estados Unidos, Samuel não quis discutir a motivação do pedido para ser negociado, entretanto ele deixou claro o seu desejo de sair da organização.
Posteriormente, Ian Rapoport, jornalista da NFL Network, afirmou que o pedido do recebedor para ser negociado ocorreu há mais de uma semana e os 49ers sabiam dos sentimentos do jogador.
Além disso, Rapoport acrescentou que os 49ers estavam fazendo propostas de longo prazo a Samuel, mas ele não estava disposto a negociar, e a sua solicitação para ser oferecido para outras franquias não foi considerada uma surpresa.
No entanto, ao contrário de outros Wide Receivers, o motivo do pedido de Samuel para ser trocado não foi por dinheiro. Segundo o jornalista da NFL Network, o jogador está insatisfeito com a forma que ele foi utilizado pelo ataque de Kyle Shanahan nos 49ers.
Mudança da função de Samuel no ataque dos 49ers
O papel de Deebo Samuel no ataque da equipe mudou drasticamente durante a temporada. Ele foi um Wide Receiver e ao longo da temporada, passou a ser utilizado como Running Back, recebendo a bola no backfield. Samuel também fazia rotas enquanto estava alinhado como recebedor e somou 1.770 jardas de scrimmage e 14 touchdowns totais.
No início da temporada, Samuel era predominantemente ativado no jogo aéreo, quebrando o recorde de Jerry Rice de mais jardas recebidas nos primeiros sete jogos da temporada regular, com 44 recepções para 819 jardas e quatro touchdowns entre as semanas 1 e 8. Contudo, duas semanas depois, Shanahan e o coordenador ofensivo decidiram movê-lo para o backfield, aumentando a sua utilização e mudando os tipos de toques que ele passou a ter nas partidas.
Entre as semanas 10 e 18, Samuel teve uma média de 6,6 carregadas, ganhando 42,9 jardas terrestres por jogo, enquanto anotou sete touchdowns terrestres. Por outro lado, no mesmo período ele teve apenas 3,5 passes recebidos por partida, sendo mais Running Back do que Wide Receiver.
Certamente, corredores costumam ser mais prejudicados fisicamente do que recebedores, pois jogadores que correm com a bola durante a jogada recebem mais contato do que os Wide Receivers alinhados nos lados do campo. Dessa maneira, isso prejudicaria a longevidade da carreira de Samuel, que ainda está no começo.

