Em 2011, os rumos do PSG mudaram drasticamente quando o clube foi comprado pela Qatar Sports Investments (QSI). Portanto, a aquisição fez o Paris Saint-Germain se tornar não apenas o time mais rico da França; mas um dos mais ricos do mundo. E ter hoje em seu elenco figuras como Neymar, Messi, Mbappé e vários outros atletas reconhecidos mundialmente.
Conquanto; na ocasião, o presidente do PSG, Nasser Al-Khelaifi, prometeu fazer do clube campeão da UEFA Champions League e, consequentemente, a maior força da França. Por isso, ingressou no clube grandes investimentos em jogadores para conseguir o feito, como a negociação em valores históricos com Neymar, posteriormente a compra de Mbappé junto ao Mônaco, e o ingresso recente de Messi ao Paris Saint-Germain, após fazer história no Barcelona.
Portanto, as cifras do clube com os grandes investimentos da última década seguem dando o que falar. Isto porque pesa também os fracassos constantes do PSG, na Champions, mesmo com as grandes contratações de impacto.
Negócio PSG
Em entrevista recente ao “The Sun” – jornal britânico -, Nasser falou que o valor do PSG havia disparado. Isto em consequência dos investimentos que sempre impactam o mundo do futebol, com grandes expectativas sobre o Paris Saint-Germain, na UEFA Champions League.
A QSI adquiriu o PSG por 80 milhões de euros (equivalente a quase 412 milhões de reais). No entanto, em 2018, este valor já havia alcançado 990 milhões de euros (aproximadamente 5,88 bilhões de reais). O que, no entanto, corresponde uma multiplicação por 12 do valor inicial da instituição.
Contudo, o valor atual é ainda superior. Isto porque os cálculos do ‘L’Équipe’, principal jornal da França, apontam que atualmente o preço da equipe de Paris ronda o 1.120 bilhão de euros (equivalente a 6,166 bilhões de reais). Cifras que tornam o PSG, o oitavo clube mais caro do mundo.
Paris Saint-Germain à venda?
Apesar dos valores astronômicos, Al Khelaifi não tem nenhuma intenção de colocar o PSG à venda. Além disso, já há recusado propostas milionárias pela equipe de Neymar, Messi e Mbappé. As propostas vieram de vários grupos de investidores; mais, o mandatário do clube parisiense mostrou nenhum interesse em abrir negociação.
Porém, tem se tornado frequente o surgimento de propostas pelo PSG, desde que Al-Khelaifi assumiu a propriedade do clube. No entanto, o único desejo do chefe do Paris Saint-Germain é ganhar a sonhada UEFA Champions League.
Neymar e Mbppé fizeram hat-trick cada um neste fim de semana. Confira:
📺🤩 Hat tricks from Mbappé ⚽️⚽️⚽️ and Neymar Jr ⚽️⚽️⚽️ and all the highlights from #CF63PSG can be seen here ⬇️ pic.twitter.com/COyBJvVMue
— Paris Saint-Germain (@PSG_English) April 11, 2022
Messi fez hat-trick de assistências. Uma delas foi um passe espetacular para Mbappé:
Leo Messi's superb assist for @KMbappe! ⚽️ #PasseDé
Presented by https://t.co/GJ2QORgwLU 📺 pic.twitter.com/od6wyTcqeY
— Paris Saint-Germain (@PSG_English) April 11, 2022

