Home Futebol Flamengo e Corinthians lideram ranking do Instagram em março/22

Flamengo e Corinthians lideram ranking do Instagram em março/22

Os dois clubes tiveram desempenho superior ao do São Paulo, Palmeiras e Atlético-MG no Instagram ao longo do último mês

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

Mais uma vez a torcida do Flamengo mostra a força do clube nas redes sociais. Conforme levantamento da empresa Deportes & Finanzas, o Rubro-negro teve mais de 50 milhões de interações no Instagram. A vantagem para o Corinthians, 2º colocado, foi de quase 20 milhões.

PUBLICIDADE

Porém, o Timão também teve a Fiel fazendo sua parte, com quase 10 milhões de interações a mais que o São Paulo, 3º colocado. Fechando o Top-5, aparecem o Palmeiras e o Atlético-MG.

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJmUTZoek5YUyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

PUBLICIDADE

Confira o Top-5 do Instagram – futebol – Brasil – março/22


Destaque do Flamengo

A equipe carioca teve um engajamento muito superior ao dos rivais, mostrando porque segue tendo destaque não só no Instagram como em outras redes sociais.

Porém, vale citar que o Palmeiras ficou à frente do Flamengo no Facebook, contando todas as interações do mês de março.

PUBLICIDADE

Outro ponto que chama atenção é ao destaque do trio de ferro paulista na rede social, algo que é frequente nos últimos meses.

Falta de ações dos clubes

Apesar dos números consideráveis no ranking, os clubes ainda mostram poucas ações para transformar o engajamento em receitas.

Projetos para fidelizar esse “torcedor virtual”, seja de forma direta ou indireta ainda são um mundo a ser explorado pelos times brasileiros.

Hoje, o que vemos são os projetos relacionados a compra de Fan Tokens, que já são realidade em várias equipes. Mas no geral, os clubes deixam a desejar no trabalho com seu torcedor na internet, comparado com o que vemos com os clubes europeus, por exemplo.

PUBLICIDADE

Porém, o Flamengo já busca formas de ampliar sua marca fora do Brasil, como na recente parceria com a empresa SPORTFIVE, para alavancar seu nome inicialmente nos Estados Unidos.

Como funciona o ranking do Instagram

O estudo da Deportes & Finanzas mapeia todas as interações realizadas nas redes sociais oficiais dos clubes não só do Brasil como do mundo.

Em relação ao Instagram, os números levam em conta todas curtidas e comentários realizados nas contas oficiais nessa plataforma.