Nesta quarta-feira (06), muitos veículos de imprensa do Brasil e do mundo noticiaram que a Fifa estuda ampliar a duração dos jogos na Copa do Mundo no Catar, passando dos tradicionais 90 minutos para 100 minutos de tempo regulamentar.
A entidade, no entanto, desmentiu essa informação. Segundo a Fifa, não existe a menor possibilidade de que os jogos do Mundial tenham tempo maior.
“Após alguns relatos e rumores divulgados hoje, a Fifa gostaria de esclarecer que não haverá alterações nas regras sobre a duração das partidas de futebol para a Copa do Mundo da Fifa Catar 2022 ou qualquer outra competição”, diz o comunicado oficial divulgado pelo “GE”.
Mais cedo, o jornalista Martín Fernandez, do Grupo Globo, já havia desmentido essa hipótese em postagem no Twitter. “Não existe nenhuma conversa sobre mudar o tempo de jogo para 100 minutos. É mentira. A Fifa, como sempre desde 1904, só quer mais tempo de bola em jogo”.
https://twitter.com/mart_fern/status/1511703311447121922
A informação inicial teria saído no jornal italiano “Corriere dello Sport”, que indicou esse aumento de 10 minutos nas partidas com o objetivo de evitar o desperdício de tempo e ter mais bola rolando efetivamente, mas a Fifa descartou.
A única regra que a Fifa estuda mudar para Copa do Mundo deste ano é a no número de jogadores convocados. Tradicionalmente, cada seleção pode levar 23 nomes para a competição, mas por conta dos efeitos da pandemia de Covid-19, esse número de atletas pode aumentar para 26.
A oficialização dessa permissão deve ser feita nas próximas semanas, já que todos os técnicos dos países envolvidos no evento concordam.

