Home Basquete Kareem reprova série da HBO e Jerry West exige pedido de desculpas

Kareem reprova série da HBO e Jerry West exige pedido de desculpas

Série “Lakers: A Hora de Vencer” da HBO foi alvo de críticas por ex-jogadores da franquia

Marcos Cruz
Estudante de Jornalismo, criador do blog 'De Fora da Linha' e colaborador do Torcedores na editoria de Esportes Americanos.

A série “Winning Time” (no Brasil, “Lakers: A Hora de Vencer”) sofreu retaliações de Kareem Abdul-Jabbar e Jerry West. A trama acompanha a chegada de Jerry Buss à franquia, que revolucionou o entretenimento esportivo ao construir uma dinastia em Los Angeles. Contudo, a produção possuí uma abordagem dramatizada e ficcional dos fatos.

PUBLICIDADE

O diretor e produtor Adam McKay (Não Olhe Para Cima) retrata, em Winning Time, versões caricatas de astros do esporte como Magic Johnson e Larry Bird. Baseada no livro “Showtime”, de Jeff Pearlman, a série conta os bastidores da equipe, incluindo os excessos vividos pelos personagens no auge dos anos 80.

A lenda Kareem Abdul-Jabbar foi o primeiro jogador a se posicionar. O ex-pivô classificou a série como “tediosa, artificial e deliberadamente desonesta”. Sobre sua representação, Kareem comentou:

PUBLICIDADE

“Eu já lutei contra a leucemia, câncer, problemas no coração, fogo e racismo ao longo da minha vida. Portanto, um retrato ruim de minha pessoa na televisão não tem nenhum efeito em mim”.

O dono do emblemático “Sky Hook” também falou sobre Jerry West, seu ex-treinador e gerente da equipe na época. Para ele, West foi ridicularizado pelos roteiristas.

“Jerry é retratado como um treinador maluco. Apesar de ter discutido abertamente sobre sua saúde mental, a série o exibe como um desenho animado. Não há compaixão, por exemplo, na tentativa de compreendê-lo. Ele nunca quebrou tacos de golfe ou atirou seu troféu de MVP pela janela”.

Jerry West quer uma retratação

O logo da NBA, Jerry West, foi além. De acordo com a ESPN, o advogado Skip Miller, que representa o ex-jogador, exigiu que a HBO se retrate e emita um pedido de desculpas. Segundo ele, a série o retrata como “cheio de raiva e descontrolado”, algo que não condiz com o “homem real”.

PUBLICIDADE

“O retrato de Jery nessa produção é, em suma, uma ficção destorcida dos fatos. Não existe nenhuma semelhança com a figura real. É uma caracterização completamente falsa e causa enorme desconforto na família West. Ao contrário do que a série indica, Jerry não tem nada além de amor pelo Lakers”.

Leia mais:

HBO Max divulga teaser de série sobre a dinastia do Los Angeles Lakers nos anos 80; assista 

Kareem critica LeBron James: “Deveria sentir vergonha”

 

PUBLICIDADE