Home Basquete NBA define o vencedor do prêmio “Rookie” do ano; confira

NBA define o vencedor do prêmio “Rookie” do ano; confira

Scottie Barnes, do Toronto Raptors, ganha o prêmio de “rookie” da temporada da NBA

Victor Lucca Ferreira
Colaborador do Torcedores

O ala-pivô Scottie Barnes do Toronto Raptors foi anunciado como “Rookie of the Year”, que é uma premiação que escolhe o melhor novato na temporada da NBA. Ele é apenas o terceiro jogador da franquia dos Toronto Raptors a receber esse título. Os dois anteriores foram David Stoudamire (1995-96) e Vince Carter (1998-99).

PUBLICIDADE

Barnes recebeu 378 pontos (48 para primeiro lugar) de uma votação com grupo de 100 jornalistas esportivos e especialistas. O pivô do Cleveland Cavaliers,  Evan Mobley terminou em segundo lugar com 363 pontos (43 votos de primeiro lugar). A diferença de pontos entre o primeiro e o segundo marca a menor margem de votação para “Rookie of the Year” sob o formato de votação atual, que começou em 2002-03.

O armador do Detroit Pistons, Cade Cunningham, terminou em terceiro lugar com 153 pontos (nove votos para primeiro lugar. Os jogadores recebem cinco pontos para primeira colação, três para segunda e um para terceira.

Barnes teve uma média de 15,3 pontos, 7,5 rebotes, 3,5 assistências e 1,o8 roubos de bola com média de 35, 4 em 74 jogos. Ele é o sexto a ter pelo menos 15 pontos, 7 rebotes e 1 roubo de bola  desde que essas estáticas são contabilizadas na liga.

PUBLICIDADE

Além de ter começado como titular em todos os jogos que fez, Barnes se tornou o primeiro novato na história dos Raptors a marcar 1000 pontos, 500 rebotes e 250 assistências na temporada. Ele também estabeleceu um recorde em rebotes ofensivos entre os novatos, com 195 ao longo da temporada. Ao todo, ele ficou em 15º na liga nesse quesito dentre todos os jogadores da NBA.

Barnes, 20 anos, registrou em março de 2018 a sua melhor performance na carreira até aqui. Ele anotou 31 pontos, 17 rebotes e seis assistências em um jogo contra o Lakers. Ele é o primeiro novato a atingir essas marcas desde Black Griffin em 2011.

Toronto selecionou Barnes como a quarta escolha do draft da NBA de 2021.

 

PUBLICIDADE