Neymar ocupou o pódio do futebol mundial e chegou a ficar atrás apenas de Lionel Messi e Cristiano Ronaldo em duas oportunidades na disputa pelo prêmio da Fifa, em 2015 e 2017. Hoje no PSG, ele vive momentos de altos e baixos na carreira e, atualmente, está longe de ser premiado como melhor do mundo.
Segundo avaliação de uma inteligência artificial, do “WhoScored”, site de estatísticas, Neymar não aparece entre os 10 melhores do mundo neste momento. As notas avaliam o desempenho de cada jogador nos principais campeonatos pelo mundo e não constam com ‘dedo humano’.
Além do camisa 10 da seleção brasileira, Cristiano Ronaldo também não aparece no top-10, que conta com algumas surpresas como Christopher Nkunku e Domenico Berardi, do RB Leipzig e Sassuolo, respectivamente.
Os três primeiros são Lewandowski, Mbappé e Benzema, que têm números próximos. Atual Bola de Ouro, Messi é o sexto. O melhor brasileiro é Vinícius Júnior (8), em grande temporada no Real Madrid.
Neymar soma apenas sete gols e cinco assistências em 22 jogos na temporada 2021/22 pelo PSG. Ele passou a ser muito criticado após a eliminação da equipe de Paris nas oitavas de final da Champions League para o Real Madrid.
Neste momento, especialmente depois dos três gols contra o Chelsea nesta quarta-feira (6), Karim Benzema assume o favoritismo para a Bola de Ouro de 2022. Ele é artilheiro de La Liga e soma 11 gols na Champions League; ele já havia marcado um hat-trick diante o PSG.
Confira o ranking dos 10 primeiros, sem Neymar:
1) Robert Lewandowski (Bayern de Munique): 7,97
2) Kylian Mbappé (PSG): 7,89
3) Karim Benzema (Real Madrid): 7,74
4) Christopher Nkunku (RB Leipzig) e Mohamed Salah (Liverpool): 7,67
6) Lionel Messi (PSG): 7,65
7) Joshua Kimmich (Bayern de Munique): 7,64
8) Vinícius Júnior (Real Madrid): 7,62
9) Trent Alexander-Arnold (Liverpool): 7,57
10) Domenico Berardi (Sassuolo): 7,53.

