Home Futebol Palmeiras tem ampla vantagem em retrospecto contra clubes baianos; confira

Palmeiras tem ampla vantagem em retrospecto contra clubes baianos; confira

Verdão encara a Juazeirense pela Copa do Brasil e perdeu apenas uma vez nos últimos 24 jogos contra equipes da Bahia

Adriano Oliveira
Sou colaborador do Torcedores.com desde 2018, com mais de 3.600 textos publicados, porém escrevo sobre futebol há quase 20 anos. Mas é claro que a paixão por este esporte começou bem antes disso. Hoje, aos 52 anos de idade, o futebol ainda me faz sentir a mesma coisa que eu sentia aos 10.

Na noite deste sábado (30), o Palmeiras recebe a Juazeirense na Arena Barueri, a partir das 21h00, pelo jogo de ida da terceira fase da Copa do Brasil.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Este será o primeiro duelo entre os dois clubes na história e o décimo do Verdão contra times baianos pela competição nacional. Antes, foram três adversários: Vitória, Bahia e Vitória da Conquista, sendo cinco vitórias palmeirenses, dois empates e duas derrotas, com 17 gols marcados e 15 sofridos.

O último revés do clube paulista para uma equipe da Bahia aconteceu em 2017, contra o Vitória, no estádio Barradão, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro. No entanto, como o Palmeiras vinha de 11 jogos de invencibilidade sobre times baianos, essa foi a única derrota nos últimos 24 confrontos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiIwVUwxU2lZeiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

No retrospecto geral, considerando todas as competições, são 108 jogos do Verdão contra clubes baianos, com 57 vitórias alviverdes, 32 empates e 19 derrotas. O Palmeiras balançou as redes 188 vezes e teve a defesa vazada em 115, acumulando um saldo positivo de 73 tentos.

O primeiro jogo diante de um clube baiano aconteceu em setembro de 1937, em amistoso contra o Bahia disputado no Campo da Graça, em Salvador, e o Palestra Itália (atual Palmeiras) goleou pelo placar de 4 x 0 com gols de Luizinho Mesquita, Moacyr e Rolando (duas vezes).

PUBLICIDADE

A última partida foi realizada em outubro do ano passado também contra o Bahia, na Arena Fonte Nova, em Salvador, pelo Brasileirão, que terminou com empate sem gols.

PUBLICIDADE

No último triunfo alviverde, em junho de 2021 também pelo Brasileirão, o adversário foi mais uma vez o Bahia, dessa vez no Allianz Parque, em São Paulo, e Gustavo Scarpa, Raphael Veiga e Breno Lopes anotaram os gols a favor dos donos da casa (3 x 2).

Na condição de mandante, o Palmeiras enfrentou os baianos em 46 confrontos, somando 29 vitórias, 11 empates e apenas seis derrotas, com 88 gols assinalados e 48 sofridos.

Na Arena Barueri, palco da partida diante da Juazeirense neste sábado (30), o Verdão jamais foi derrotado pela Copa do Brasil. Foram quatro jogos no estádio, com três vitórias e um empate, mais nove gols marcados e apenas um gol sofrido.

Better Collective