| PALMEIRAS | 4-0 (5-3) | SÃO PAULO |
|---|
Em atuação dominante no Allianz Parque, o Palmeiras goleou o São Paulo por 4 a 0 neste domingo (3), revertendo a desvantagem no placar agregado para 5-3 e conquistando o título do Campeonato Paulista 2022.
O time de Rogério Ceni entrou em campo com uma estratégia totalmente definida e esperada: atuar em bloco baixo no campo defensivo esperando chances de escapadas em contra-ataques para tentar aumentar o placar agregado favorável.
Mas desde o primeiro minuto, a equipe de Abel Ferreira entrou muito concentrada no jogo e acabou controlando as ações ofensivas desde o momento inicial.
Aos 21′ saiu o primeiro gol no escanteio curto de Gustavo Scarpa para Marcos Rocha receber e mandar na área para Danilo testar firme e deixar o Palmeiras na frente do placar do segundo jogo no Allianz Parque.
Apenas seis minutos depois foram necessários para o segundo gol do Verdão com Zé Rafael aproveitando sobra de bola afastada para chutar muito firme e deixar o goleiro Jandrei sem chances de defesa.
Mesmo com dois gols de desvantagem o São Paulo não conseguiu ter nenhuma reação antes do intervalo e construiu pouco, chegando apenas no cabeceio de Diego e uma tentativa de voleio do artilheiro Calleri que arriscou e parou em defesa segura do goleiro Weverton.
O primeiro tempo também ficou marcado pelo árbitro Raphael Claus por ter ignorado duas recomendações do VAR: na primeira, não deu pênalti em possível toque de Eder dentro da área antes dos gols serem marcados. Além disso, também manteve o primeiro gol marcado depois que o árbitro de vídeo considerou uma possível falta de Danilo na origem da jogada.
Rogério Ceni apostou em mudança tática no segundo tempo com Arboleda entrando no lugar de Welington e levando Léo para a lateral-direita, além de Diego Costa passando a jogar pela esquerda da zaga. Arboleda se posicionou no lado direito.
Mas logo na primeira finalização do segundo tempo, o Palmeiras marcou o terceiro e virou o placar agregado da decisão. Dudu recebeu na direita e deu um show em cima da marcação para deixar Léo no chão e partir para cima de Diego Costa, deixando o zagueiro para trás. No cruzamento rasteiro, Raphael Veiga chegou livre na área e concluiu.
Rogério Ceni fez uma nova mudança e apostou em Luciano para a sequência da decisão e a posse de bola cresceu com o tricolor paulista tentando buscar a desvantagem.
Alisson teve uma rara chance ao receber na entrada da área aos 17′ e tocar de primeira mas bateu por cima ao tentar buscar Calleri. Depois foi a vez de uma jogada coletiva no campo ofensivo e Calleri recebeu na direita cruzando e Marcos Rocha afastando, mas Alisson dominou e chutou por cima.
O argentino teve uma nova chance aos 30′ ao ficar com sobra no escanteio e dominar na segunda trave finalizando firme, mas o chute passando raspando à trave esquerda e a bola não entrou.
E quando tudo indicava que a decisão poderia ficar novamente equilibrada, Raphael Veiga decidiu aos 35′. Arboleda saiu jogando errado com Igor Gomes e Zé Rafael desarmou no campo ofensivo para achar Gabriel Veron e o toque rápido saiu na medida para o meia concluir.
A reta final foi uma festa no Allianz Parque com Mayke e Wesley sendo acionados. E antes do apito final, Rafinha tomou cartão vermelho direto após Raphael Claus enxergar cotovelada do lateral em cima de Wesley no último lance do jogo.
FICHA TÉCNICA
PALMEIRAS 4-0 SÃO PAULO
Data: 03/04/2022, 16:00
Estádio: Allianz Parque
Gols: 1T 22′ Danilo (PAL); 1T 28′ Zé Rafael (PAL); 2T 2′ Raphael Veiga (PAL); 2T 37′ Raphael Veiga (PAL)
Palmeiras (4-3-3): Weverton; Marcos Rocha, Gustavo Gómez, Murilo, Joaquín Piquerez; Zé Rafael, Raphael Veiga, Danilo; Dudu, Rony, Gustavo Scarpa
São Paulo (4-4-2): Jandrei; Rafinha, Diego Costa, Léo, Welington; Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Paulo Maia, Alisson; Éder, Calleri

