A empresa Deportes & Finanzas divulgou recentemente o ranking do Twitter de março, considerando os clubes de futebol do continente americano. O Flamengo, com quase 6 milhões de interações, terminou o mês disparado na liderança.
Um fato interessante é a presença do Sport entre as melhores equipes das Américas. O Leão da Ilha foi o 16º do ranking, superando diversos times como por exemplo o Grêmio, 17º colocado.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJBdVZXVWpaTyIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
Confira o Top-20 – Twitter – Futebol – Américas – março/22
?⚽¡Los 20 clubes de América con más interacciones en #twitter durante marzo 2022!???
1.@Flamengo ??
2.@Atletico ??
3.@Palmeiras ??
4.@Corinthians ??
5.@Cruzeiro ??
6.@SaoPauloFC ??
7.@RiverPlate ??
8.@FluminenseFC ??
9.@Botafogo ??
10.@SantosFC ?? pic.twitter.com/WZ183Lod4T— Deportes&Finanzas® (@DeporFinanzas) April 18, 2022
Fatos interessantes do ranking
Chama muita atenção a superioridade brasileira no Twitter. Conforme é possível ver no ranking, o Top-10 é formado por times do Brasil, com exceção do River Plate. Outro ponto interessante é perceber que ao contrário de outras redes sociais, os clubes do México não têm o mesmo destaque. O melhor ranqueado é o Tigres, 14º colocado.
A presença do Sport no Top-20 merece elogios. Isso porque o clube supera diversas equipes do Brasil, citando times que estão na Copa Libertadores, por exemplo, casos do Athletico Paranaense, Fortaleza e Red Bull Bragantino.
Por fim, mais uma vez é importante ressaltar a presença da equipe feminina do Tigres no ranking, mostrando que a modalidade é capaz de gerar muito engajamento.
Como funciona o ranking do Twitter
O estudo da Deportes & Finanzas considera todas as interações realizadas nos perfis oficiais dos clubes nas principais redes sociais. Em relação ao Twitter o engajamento é medido pelo número de comentários, curtidas e compartilhamentos.
Um fato relevante é que o levantamento citado só considera as contas principais das equipes. E isso faz a diferença no ranking, uma vez que alguns clubes possuem contas separadas para o futebol feminino e masculino. Um exemplo claro é o Corinthians, que tem destaque no engajamento relacionado às Brabas.

