Home Futebol Raphael Veiga na seleção? Jornal aponta motivos para o meia do Palmeiras não ganhar chances

Raphael Veiga na seleção? Jornal aponta motivos para o meia do Palmeiras não ganhar chances

Jogador é a grande ausência das últimas convocações de Tite

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

O meia Raphael Veiga, do Palmeiras, é para muitos a grande ausência das últimas convocações da seleção brasileira do técnico Tite. Grande nome do Verdão bicampeão da Libertadores, tem sido preterido por outros dois meias: Lucas Paquetá, que é titular absoluto, e Philippe Coutinho, que retomou a posição recentemente após chegar em alta ao Aston Villa, da Inglaterra.

PUBLICIDADE

O jornal O Globo apontou em uma publicação os possíveis motivos para Raphael Veiga ficar sem chances na seleção brasileira. Uma delas é de conhecimento geral, mesmo que a comissão técnica de Tite não explane.

“A comissão técnica evita trazer isso a público de forma mais clara, mas põe na balança o fato de um jogador convocável atuar no Brasil ou em ligas mais fortes da Europa. Aos 26 anos, Veiga lida com a desvantagem por isso. Paquetá e Coutinho, concorrentes de Raphael Veiga, se beneficiam do fato de serem medidos pela régua do futebol europeu”, publicou O Globo.

PUBLICIDADE

Um jogador de nível europeu sempre estará acima de um atleta que atua no Brasil, especialmente para a comissão técnica de Tite. Tanto é que bastou Coutinho voltar a jogar com regularidade que logo voltou a ser convocado, enquanto Veiga sequer teve chance.

Outro ponto que tira Raphael Veiga da briga é a diminuição no número de meias ofensivos na convocação, tendência que acompanha o futebol mundial. A comissão técnica prefere volantes modernos, de marcação e chegada ao ataque, por isso só abre espaço para dois meias, que são os já citados Paquetá e Coutinho.

“Tite segue a tendência do futebol mundial, que tornou os meias peça não tão relevante nas formações de times e elencos. Eles perderam espaço para os volantes com capacidade ofensiva e para os atacantes de lado”, apontou O Globo.

Raphael Veiga tem chance caso regra da FIFA mude

O meia do Palmeiras, porém, pode ganhar uma chance na seleção para a Copa do Mundo. Isso porque está em discussão uma mudança fundamental para a disputa do Mundial do Catar: a convocação aumentar de 23 para 26 jogadores. Com isso, na seleção brasileira, a tendência é que uma destas vagas seja ocupada por um terceiro meia, e é aí que aparece a briga de Raphael Veiga.

PUBLICIDADE

Para O Globo, o grande concorrente do meia do Palmeiras seria Éverton Ribeiro, do Flamengo, que já foi chamado por Tite e foi até mesmo titular da seleção com o treinador. Ele seria o grande rival do palmeirense nas convocações até a Copa do Mundo.

“O treinador está otimista na ampliação do número de jogadores convocados para a Copa, dos 23 tradicionais para uma lista maior, de até 26. Neste caso, as chances de um terceiro meia — os dois atualmente são Lucas Paquetá e Philippe Coutinho — ser chamado aumentam. Na última convocação com esse número de jogadores, Everton Ribeiro foi lembrado. O jogador do Flamengo, ao dar sinais de melhora depois de queda de rendimento, vira concorrente de Veiga.”