Home Futebol Técnico que agrediu auxiliar pode pegar dura punição no futebol; veja o tempo

Técnico que agrediu auxiliar pode pegar dura punição no futebol; veja o tempo

Treinador corre risco de também ser sancionado por lesão corporal

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

Responsável por protagonizar cenas lamentáveis no intervalo de Desportiva Ferroviária e Nova Venécia, o técnico Rafael Soriano pode se complicar no futebol. Além da demissão do clube, o profissional que agrediu a auxiliar Marcielly Neto com uma cabeçada tem grandes chances de receber uma punição da Justiça Desportiva e também responder criminalmente. As informações são da coluna Lei em Campo, do UOL Esporte.

PUBLICIDADE

Segundo a advogada Fernanda Soares, especialista em direito deportivo, caso seja comprovada a agressão física, Soriano pode ser sancionado com uma punição de, no mínimo 180 dias, no futebol.

“O artigo 254-A do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) pune a agressão física e prevê uma sanção mais grave quando a agressão é praticada contra membros da equipe de arbitragem”, afirma a advogada e colunista do Lei em Campo.

PUBLICIDADE

“A pena nesse caso vai depender do entendimento do tribunal sobre o ato. Caso entendam esse movimento de cabeça como uma agressão, e pessoalmente entendo que é, o técnico deverá ser suspenso por no mínimo 180 dias. Isso, no entanto, representará uma virada no entendimento do tribunal, que jamais condenou essa ação com base no artigo 254-A”, disse Vinicius Loureiro, advogado especialista em direito desportivo e também integrante da coluna.

Além da esfera do futebol, se agressão física for comprovada, o treinador pode responder por lesão corporal.

DEMISSÃO

Horas depois do vídeo com a agressão de Soriano viralizar nas redes sociais e gerar uma enorme revolta, a Desportiva Ferroviária anunciou a demissão do treinador e repudiou o fato ocorrido nas quartas de final do futebol Capixaba. O time acabou sendo derrotado pelo placar de 3 a 1, sendo assim eliminado da competição.

PUBLICIDADE

Após o episódio, Marcielly trabalhou normalmente na etapa complementar da partida, sendo aplaudida por jogadores da própria Desportiva. Segundo a Federação de Futebol do Espírito Santo (FES), após o jogo, a auxiliar realizou um Boletim de Ocorrência.