Home Extracampo Após proibição de atletas de Belarus em competições, embaixador no Brasil se manifesta sobre sanções

Após proibição de atletas de Belarus em competições, embaixador no Brasil se manifesta sobre sanções

Em almoço oferecido a jornalista na Embaixada, o diplomata se pronunciou sobre as sanções impostas ao país

Alexandre Magnani
Repórter do Torcedores.com l Twitter: @MagnaniBR

Há algumas semanas, os organizadores do tradicional torneio de Wimbledon anunciaram que atletas russos e belorussos estariam impedidos de participar. A decisão dividiu opiniões no mundo do tênis. Os atletas Novak Djokovic, Andy Murray e Rafael Nadal não gostaram da postura dos organizadores.

PUBLICIDADE

Em meio a essa polêmica, o embaixador de Belarus no Brasil, Sergey Lukashevich, reuniu um grupo de jornalistas para um almoço na Embaixada e aproveitou para se manifestar sobre as sanções impostas.

O diplomata disse que o país sofre injustas críticas e que parceiros do ocidente tentam atrair Belarus para o epicentro do conflito entre a Rússia e Ucrânia. Ele ainda afirmou que defende uma resolução diplomática e pacífica da guerra.

PUBLICIDADE

Confira trecho do pronunciamento:

“Ainda hoje Belarus se lembra das feridas da Grande Guerra Patriótica e, portanto, defende a resolução diplomática e pacífica de todos os conflitos. Apesar das críticas injustas de alguns parceiros ocidentais, das tentativas de nos atrair para a situação na Ucrânia e das constantes acusações falsas, é importante notar que o conflito no território da Ucrânia não começou em 24 de fevereiro de 2022. As hostilidades estão acontecendo desde 2014 em Donbass e durante todos estes 8 anos Belarus tem sido a única plataforma para uma resolução pacífica da situação. Nenhum outro país do mundo fez tanto bem para a resolução deste conflito durante estes 8 anos como os “Acordos de Minsk” (Minsk é a capital de Belarus). Elas foram projetadas para encontrar uma solução.

Além disso, desde 2014, mais de 170 mil refugiados da Ucrânia chegaram a Belarus a quem aceitamos. Não anunciamos esta informação publicamente, não gritamos sobre isso nas redes sociais – nunca foi um mainstream para o lado bielorrusso. Nós apenas ajudamos o que podemos aos ucranianos comuns, a todos, e não os dividimos em certos e errados.

O que está acontecendo no mundo agora é bem conhecido por todos. Estamos vendo processos em que alguns políticos estão destruindo as economias de vários países. Ao fazer isso, diferentes mecanismos são utilizados para diferentes países. Vivemos numa época em que os ricos se tornam ainda mais ricos. Enquanto os problemas de outros países são de pouca preocupação para os países ricos.

PUBLICIDADE

Estamos testemunhando uma pressão política e econômica sem precedentes dos países ocidentais sobre Belarus, que estão tentando arrastar nosso país para o conflito ucraniano por qualquer meio.”

Os atletas de Belarus, assim como os russos, também foram impedidos de disputar competições aqui no Brasil. Eles não foram autorizados a competir nas surdolimpíadas que estão sendo realizadas em Caxias do Sul-RS. A decisão foi tomada pelo Comitê Internacional de Esportes para Surdos, sob recomendação do Comitê Olímpico Internacional.