Apesar dos altos e baixos em 2022, o Atlético-MG conseguiu um feito importante. Conforme ranking de maio publicado pela IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), o Galo ultrapassou o Palmeiras e assumiu a vice-liderança entre os melhores clubes do mundo. Mediante os resultados alcançados, a equipe de Turco Mohamed somou 304 pontos, ficando apenas 1 ponto atrás do Chelsea, líder da relação. Vale lembrar que as regras de pontuação são definidas pela federação, com cada competição sendo dividida por nível e peso diferente.
“Este ranking não dá bônus por vencer um mata-mata ou uma competição. Cada competição tem seu próprio valor, de acordo com as regras da IFFHS”, diz o regulamento do ranking.
👉 17 jogos consecutivos sem saber o que é derrota na Copa @LibertadoresBR: isto é Clube Atlético Mineiro! 🐔🏅 pic.twitter.com/yuqEAgBom8
— Atlético (@Atletico) May 4, 2022
Enquanto isso, o Palmeiras, que ficou com o prêmio geral em 2021, caiu para a terceira posição. Com 296 pontos, o Verdão começa a ser ameaçado pelo Flamengo, que vem subindo na lista e registrou 281 pontos. Dessa forma, o trio de times do Brasil pode tomar o primeiro lugar do Chelsea já neste mês.
“O clube londrino lidera o ranking mundial pelo terceiro mês consecutivo. 3 clubes brasileiros ficaram atrás do Chelsea: Atlético-MG , Palmeiras e Flamengo. E o Liverpool conquistou 5 lugares para entrar no top-5“, relatou o órgão.
Além disso, vale destacar a presença de outros dois brasileiros no top-10. Forças emergentes dentro do continente, Athletico e Red Bull Bragantino, finalistas da última Sul-Americana, conseguiram ficar à frente de clubes como Benfica, Real Madrid e Monaco.
Veja abaixo o top-10 atualizado
- Chelsea – 305 pontos
- Atlético-MG – 304 pontos
- Palmeiras – 296 pontos
- Flamengo – 281 pontos
- Liverpool -277 pontos
- Manchester City – 264 pontos
- PSV Eindhoven – 257 pontos
- Dinamo Zagreb – 233 pontos
- Athletico – 232 pontos
- RB Bragantino – 231 pontos

