Como Aubameyang deixou a frustração no Arsenal para se tornar um dos melhores atacantes na Espanha
Atacante voltou a ser protagonista no velho continente
Gonzalo Arroyo Moreno/Getty Images
Considerado um dos melhores centroavantes do mundo, Pierre-Emerick Aubameyang passou por momentos difíceis no fim da sua passagem pelo Arsenal. Até a sua chegada no Barcelona envolveu desconfiança e críticas por parte da imprensa e torcedores.
Nada parecia explicar a queda drástica de gols do gabonês nos Gunners, logo em um clube que fez tanta história. Portanto, o Torcedores.com realizou um levantamento com números do atacante e algumas informações que explicam o crescimento do atacante desde que chegou a Espanha. No entanto, antes disso, é preciso relembrar que o africano já encontrou uma série de incertezas desde o começo da carreira.
Carreira de Aubameyang
Filho do ex-jogador Yaya Aubameyang que representou durante anos o Gabão, o atleta foi levado ao Milan pelo seu pai que assumiu um cargo de olheiro no clube. O ano era 2008, na ocasião, os milanistas contavam com a melhor equipe do mundo, sobravam nomes como Ronaldo, Inzaghi, Gilardino, Pato, Kaká. Logo, Auba era apenas um figurante de um elenco tão estrelado.
Sem ter sequer estreado, os Rossoneri resolveram emprestar o centroavante para o futebol francês. A primeira passagem foi surpreendente, no Dijon, em seguida não conseguiu bons anos no Lille e Monaco. Isso até chegar no Saint-Étienne onde se tornaria artilheiro e acabaria negociado junto ao Borussia Dortmund. Na Alemanha, formou uma parceria de sucesso com Reus, conquistando a artilharia da Bundesliga, por pouco, não levou a chuteira de ouro.
Em 2018, assinou com o Arsenal em uma transferência de 58 milhões de libras. Foram 92 gols em 158 jogos, sendo o goleador máximo da Premier League 2018/19. Com uma FA Cup e Supercopa na Inglaterra, o africano virou ídolo. No entanto, a péssima 20/21 dos Gunners impactou no seu rendimento.
Sucesso na Espanha
Eventualmente a retomada na carreira, novamente, aconteceria em outro país como diz a sua carreira. Contratado no início de fevereiro com um Barcelona ainda pressionado pelo começo de trabalho de Xavi, não demorou para o atacante começar a sua coleção de gols.
Primeiramente, a equipe que poderia ficar de fora das competições europeias, chegou a vice-liderança do espanhol. Além disso, com direito a doblete de Aubameyang, o Barcelona proporcionou um show diante do arquirrival, Real Madrid, aplicando um sonoro 4×0 em pleno Santiago Bernabéu.
Para uma análise geral, podemos relembrar números dos primeiros seis meses no Arsenal 21/22 e o atual, defendendo o Barcelona. Com quase o dobro de gols nos culés, Aubameyang voltou a se posicionar melhor, basta considerarmos os impedimentos de 0.7 por jogo na Inglaterra para 0.3 na Espanha. Além disso, as finalizações na Espanha também caíram e não impactaram nas bolas na rede, pelo contrário, aumentaram. No clube londrino eram 3.5 finalizações, já no time da Catalunha o número cai para 2.5.
Por fim, em quatro meses, o gabonês voltou a ser um jogador que consegue encontrar a melhor posição para o arremate, além de ter uma eficiência maior. Em seguida, assumiu a artilharia do Barcelona na temporada, com apenas quatro meses de clube, Aubameyang pode também superar a 2020/21 completa no Arsenal, quando marcou 15 gols.
Números no Arsenal 21/22 x Barcelona 21/22
Gols: 7 x 13
Gols por jogo: 0.46 x 0.61
Minutos por gol: 159 x 100
Impedimentos por jogo: 0.7 x 0.3
Dribles bem sucedidos: 29% x 67%
Finalizações por jogo: 3.5 x 2.5

