O Barcelona terminou, neste domingo (22), uma temporada em que não conquistou títulos e foi eliminado precocemente de campeonatos como a Uefa Champions League e Uefa Europa League, mas que também mostrou poder de reação ao garantir o segundo lugar do Campeonato Espanhol.
O encerramento, contudo, não foi dos melhores: derrota por 2 a 0 contra o Villarreal, em pleno estádio Camp Nou. A tendência, agora, é que diretoria e comissão técnica reformulem o plantel.
De acordo com informações do jornal Sport, o time catalão deve perder até 13 jogadores. Alguns nomes da lista são atletas contratados por empréstimo. São os casos dos atacantes Luuk De Jong e Adama Traoré.
De Jong foi contratado junto ao Sevilla, enquanto que Traoré voltou para o Barcelona depois de passar alguns anos jogando pelo Wolverhampton.
Outros nomes têm contrato em vigor, porém o clube quer negociar. Nisso se enquadram o brasileiro Neto, os espanhóis Riqui Puig e Mingueza, o dinamarquês Braithwaite, além dos franceses Lenglet e Umtiti.
Ainda tem aqueles que estão em fim de contrato e, portanto, a agremiação azul-grená pode perder de graça. São os casos de Daniel Alves e Ousmane Dembélé.
Este último, inclusive, é especulado para jogar no PSG a partir da segunda metade de 2022. Alves, por sua vez, admitiu que não está com a permanência totalmente assegurada.
“Não sei se esse foi meu último jogo pelo Barcelona. Eu só vivo o momento atual, e o momento atual é um presente. Sempre deixei o espírito competitivo. Vou feliz com minha entrega e tomara que, ano que vem, em possa ficar. Caso contrário, vou 1000% agradecido a todos”, declarou o brasileiro após o jogo contra o Villarreal.
O jornal Sport também destaca que o Barcelona pode vender dois jogadores. Ambos são holandeses: Memphis Depay e Frenkie de Jong.
Uma possível saída de Depay se justifica pela alta concorrência no ataque. A quantidade de opções para o treinador Xavi Hernández pode aumentar em breve.
Isso porque o Barcelona negocia a contratação de Robert Lewandowski, conforme informam diferentes veículos da imprensa esportiva europeia.
Já o meio-campista De Jong é ventilado para se transferir para o Manchester United. O clube inglês contratou Erik Ten Hag, e De Jong foi semifinalista de Champions League, quando esteve sob o comando do treinador na época em que defendeu o Ajax.
Veja, a seguir, quais jogadores podem sair do Barcelona:
Neto (goleiro)
Dest (lateral)
Daniel Alves (lateral)
Umtiti (zagueiro)
Lenglet (zagueiro)
Mingueza (zagueiro)
Riqui Puig (meio-campista)
Frenkie de Jong (meio-campista)
Braithwaite (atacante)
Luuk de Jong (atacante)
Adama Traore (atacante)
Dembélé (atacante)
Depay (atacante)
Lista de nomes pode aumentar
Se por um lado o Barcelona deve devolver alguns jogadores que contratou por empréstimo, por outro, pode receber atletas que emprestou.
O time catalão pode ter Griezmann, Pjanic e Iñaki Peña de volta. Pjanic e Peña devem integrar o elenco na pré-temporada para serem avaliados pela comissão técnica liderada por Xavi Hernández.
Griezmann, por outro lado, deve ser comprado pelo Atlético de Madrid. Segundo informações do jornal Sport, a permanência do jogador já foi pedida pelo técnico do time colchonero, Diego Simeone.
Barcelona mira reforços de peso
O polonês Robert Lewandowski é o principal nome ligado ao time catalão. Em entrevista ao canal Sky Sports, o profissional eleito duas vezes o melhor jogador do mundo admitiu que não está com a permanência 100% assegurada no Bayern de Munique.
“É muito possível que este tenha sido meu último jogo pelo Bayern. Não posso dizer isso em 100%, mas pode ter sido. Queremos encontrar a melhor solução para mim e para o clube”, declarou.
Segundo a imprensa esportiva do Velho Continente, o Barcelona também negocia as contratações de Azpilicueta e Christensen. Ambos jogam no Chelsea.

