Home Extracampo Clubes brasileiros que não entraram na Libra contratam empresa e podem fazer contraproposta

Clubes brasileiros que não entraram na Libra contratam empresa e podem fazer contraproposta

Foram contratadas duas empresas para realizarem a consultoria e montarem uma apresentação para a próxima reunião

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A criação da Libra, Liga do Futebol Brasileiro, segue em fase de negociação. Os clubes brasileiros que não concordaram com os moldes da mesma estão prontos para montarem uma contraproposta. Segundo o jornalista Danilo Lavieri, colunista do UOL, estes clubes contrataram uma consultoria para realizar uma apresentação na reunião de segunda-feira (16), que será realizada no Rio de Janeiro. Nesta apresentação, será mostrada a divisão de receitas em outras ligas já consolidadas na Europa. As empresas que farão a consultoria são a Alvarez & Marsal e a Livemode.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O objetivo será comparar estes números com o modelo proposto pelos criadores da Libra, que são Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo, apoiados por Cruzeiro, Ponte Preta e Vasco.

Divisão financeira é o problema para a não criação da Libra

A Libra nasceu com uma divisão de repasse definida em 40% de forma igualitária, 30% por desempenho e 30% por audiência entre os clubes. Este formato, porém, não agradou aos clubes dissidentes, que agora atuam para efetuarem uma contraproposta em novos moldes, que segundo eles seriam mais equilibrados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O ponto é que os clubes entendem que podem receber menos que equipes como Corinthians e Flamengo, por exemplo, que possuem maior faturamento, torcida, e consequentemente audiência. Entretanto, querem uma diferença de, no máximo, 3,5 vezes entre a maior e a menor arrecadação.

Na reunião de segunda-feira (16) estão confirmados os clubes que assinaram uma carta-proposta contra a divisão financeira da Libra, que são: América-MG, Chapecoense, Atlético-GO, Avaí, Brusque, Ceará, CSA, Athletico, CRB, Náutico, Coritiba, Criciúma, Cuiabá, Juventude, Fluminense, Fortaleza, Goiás, Londrina, Operário, Sampaio Corrêa, Sport, Tombense e Vila Nova.

Outros clubes que são esperados são os “neutros” nas negociações. Atlético-MG e Internacional, que tentam ser mediadores entre as partes, além de Botafogo, Grêmio, Guarani, Bahia, Novorizontino e Ituano.

PUBLICIDADE
Better Collective