Home Futebol Fifa abre investigação que pode fazer Chile tirar Equador da Copa do Mundo

Fifa abre investigação que pode fazer Chile tirar Equador da Copa do Mundo

Fifa confirmou que abriu investigações quanto à uma possível irregularidade da seleção do Equador após denúncia do Chile

Por Fabrício Carvalho em 11/05/2022 10:37 - Atualizado há 4 anos

Copa do Mundo

A Fifa confirmou nesta quarta-feira (11) que abriu uma investigação buscando apurar a denúncia apresentada pela Associação de Futebol do Chile (ANFP) contra a Federação Equatoriana de Futebol.

O Chile alega que o jogador Byron Castillo nasceu na Colômbia e falsificou documentos para atuar de forma irregular em oito jogos defendendo a seleção do Equador nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo do Catar.

Na denúncia, o Chile pede que o Equador perca todos os pontos conquistados em jogos onde Castillo foi utilizado e que seus adversários ganhem os pontos do jogo. Esta mudança alteraria a classificação final das Eliminatórias e faria com que a seleção chilena herdasse a vaga equatoriana para o mundial.

No momento em que houve esta denúncia, a Federação Equatoriana de Futebol lançou uma nota oficial afirmando que toda a documentação de Byron Castillo estava em ordem e que não havia nenhum motivo para possíveis punições.

Essa investigação será realizada pelo Comitê de Disciplina da Fifa e qualquer decisão tomada poderá (e provavelmente será) contestada no Comitê de Apelações da Fifa. O último recurso será o Tribunal Arbitral do Esporte.

Com isso apenas três seleções sul-americanas estão oficialmente garantidas no próximo mundial: Brasil, Argentina e Uruguai. Na classificação, o Equador (26) terminou em quarto lugar. Peru (24) herdou a vaga da repescagem mundial. Colômbia (23) e Chile (19) terminaram nas demais posições.

Exit mobile version