Home Mídia Esportiva Globo e SBT rivalizam por direitos da Copa do Brasil a partir de 2023

Globo e SBT rivalizam por direitos da Copa do Brasil a partir de 2023

Problemas na CBF, porém, tem gerado problema nas negociações

Por Matheus Camargo em 17/05/2022 13:44 - Atualizado há 2 anos

globo-sbt-copa-do-brasil
globo-sbt-copa-do-brasil

A Copa do Brasil vai enfrentar um processo de venda de seus direitos para o novo ciclo, que inicia em 2023, e tem como principais concorrentes pelos jogos a Globo e o SBT. A emissora paulista entrou de vez na disputa pelos direitos de transmissão dos principais torneios do futebol brasileiro.

Porém, segundo o site Notícias da TV, um problema na CBF tem gerado um problema nas negociações. Isso porque o cargo de secretário-geral da entidade, que era de Eduardo Zebini, está vago desde a eleição de Edinaldo Rodrigues para a presidência da entidade. Seria Zebini quem supervisionaria as conversas pelos direitos de TV. Globo e SBT já estaria incomodadas com a demora da CBF.

Rodrigues, até o momento, não deu a ninguém o cargo e não definiu quem cuidará da Comunicação da CBF, o que tem atraso a venda dos direitos.

Globo, porém, sai ganhando com saída da CBF

A Globo foi quem mais ganhou com a saída de Zebini, mesmo com o incômodo em relação à demora para as negociações se abrirem. Isso porque, segundo o Notícias da TV, a ideia do executivo era dividir os direitos de transmissão da Copa do Brasil, tirando a exclusividade da Globo. A emissora carioca detém os direitos da competição desde 2022, e tem vencido a concorrência sem passar por licitação.

No último ciclo, válido entre 2017 e 2022, a Globo pagou cerca de R$ 300 milhões pela Copa do Brasil. Isso porque, na época, o valor foi inflacionado por conta do interesse da Warnermedia no torneio. Dessa vez, entretanto, a Globo não quer pagar tão alto pelos direitos. O SBT, dessa vez, quer participar da divisão das transmissões. A ideia é ter um pedaço da Copa do Brasil e promover a volta da mesma após 25 anos. Foi o SBT quem transformou a competição em uma das mais importantes do futebol brasileiro ao dar a ela a transmissão em TV aberta de 1995 a 1998, com exclusividade. Foi com a Copa do Brasil que o SBT conseguiu a segunda maior audiência de sua história, com a final da edição de 1995, quando o Corinthians venceu o Grêmio.

Exit mobile version