Home Mídia Esportiva Globo temeu que Bolsonaro ajudasse SBT a ficar com a Libertadores

Globo temeu que Bolsonaro ajudasse SBT a ficar com a Libertadores

Emissora carioca, no fim, conseguiu fechar o acordo para ter de volta a competição continental

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A Rede Globo pegou de volta a transmissão da Copa Libertadores a partir de 2023, mas temeu que um fator externo fizesse com que a Conmebol deixasse os direitos com o SBT. Segundo publicação do site Na Telinha, o ‘lobby’ do presidente Jair Bolsonaro poderia interferir no negócio e prejudicar a Globo.

PUBLICIDADE

Se soube que ele pôde interferir nas negociações e atuar a favor do SBT, visto que ele mantém relação próxima com a entidade máxima do futebol sul-americano. As relações se estreitaram quando Bolsonaro aceitou receber a Copa América no Brasil em 2021, em meio à pandemia, quando ninguém mais queria a competição. Foi nesta Copa América, inclusive, que o SBT conseguiu uma de suas maiores audiências nos últimos tempos, batendo uma novela da Globo no Ibope.

Bolsonaro acabou não sendo fator crucial nas negociações

O temor da Globo não se confirmou e Bolsonaro não foi papel decisivo nas negociações. Segundo o Na Telinha, esta era uma “carta na manga” do atual presidente para prejudicar a Globo. A emissora carioca perderia uma de suas principais competições para os próximos, assim como ficou sem a mesma entre 2020 e 2022, e veria o SBT manter a força de sua equipe esportiva. Por fim, a Conmebol encerrou as tratativas pelos direitos da Libertadores com a Globo como vencedora. O SBT ganhou o direito de transmitir a Copa Sul-Americana em TV aberta. Segundo o próprio site, a emissora paulista quer transformar o torneio secundário da Conmebol e “mudar a mesma de patamar”.

PUBLICIDADE

A Globo retoma então uma de suas principais competições e volta a ter em seu poder o Brasileirão, a Copa do Brasil e a Copa Libertadores da América. Os direitos foram vendidos à emissora carioca pelo ciclo de 2023 a 2026.