Goleiro com passagens por Atlético-MG e São Paulo, e com sondagem do Palmeiras há alguns anos, Renan Ribeiro deu o aval a seus empresários para que negociem com clubes brasileiros. Ele está no Sporting desde 2018, foi titular do time, mas não atua no time principal desde dezembro de 2019. A informação foi publicada pela jornalista Raisa Simplicio, do Goal.com.
O arqueiro foi titular do Sporting na temporada 2018/19 e no primeiro semestre da temporada 2019/20. Em seu último jogo, pela Europa League, contra o LASK Linz, da Áustria, o goleiro foi expulso com 34 minutos de jogo e não atuou mais. Na atual temporada, ele sequer vinha sendo relacionado para o banco de reservas, sendo deixando na equipe B.
Nos últimos anos, ele recebeu sondagens do Palmeiras e, mais recentemente, do Botafogo. No Palmeiras, ele foi procurado para ser o reserva de Weverton. No Botafogo, ele foi procurado ainda na Série B para assumir o gol em meio às lesões de Gatito Fernández. Recentemente, o Internacional também viu o goleiro ser oferecido, mas não deu andamento nas negociações.
Renan Ribeiro foi revelado pelo Galo e passou pelo São Paulo
O goleiro de 32 anos iniciou suas divisões de base no Botafogo-SP, mas no sub-17 foi para o Atlético-MG. Em 2009 passou a ser relacionado para os jogos do profissional do Galo, ganhando espaço em 2010. Em 2011 foi titular do time e disputou 48 jogos. Em 2012 seguiu no plantel, mas perdeu espaço e foi para a reserva. Deixou o clube mineiro com 77 jogos. Em 2013 chegou ao São Paulo e ficou no banco de reservas por dois anos, sem entrar em campo. Em 2015, fez seus primeiros jogos pelo clube. Em 2016, quando poderia ganhar espaço, jogou só três jogos. Em 2017, foi alçado ao time titular e disputou 30 jogos. Porém, no meio do mesmo ano foi negociado com o Estoril, de Portugal, onde logo se tornou titular. Entre 2018 e 2019, foi titular do Sporting, tendo disputado quase 60 jogos. Perdeu espaço e não entrou mais em campo.

