Home Extracampo Inquérito que analisa acidente da Chapecoense será votado ainda hoje (18) no Senado

Inquérito que analisa acidente da Chapecoense será votado ainda hoje (18) no Senado

Relatório final da CPI da Chape tem votação nesta quarta-feira

Erick Montezano
Colaborador do Torcedores

O Senado Federal irá apresentar hoje (18) o relatório final sobre a CPI da Chapecoense. A Comissão Parlamentar de Inquérito está analisando desde 2019 as possíveis causas do acidente aéreo que vitimou 71 pessoas em novembro de 2016. Um dos assuntos centrais é o atraso no pagamento da indenização às famílias das vítimas.

PUBLICIDADE

Antes de fazer a leitura e dar início a votação do inquérito, a CPI deve ouvir dois depoimentos. Um deles é o de Fabienne Belle, presidente da Associação de Familiares das Vítimas do Voo da Chapecoense (AFAV-C). Ela perdeu o marido, Luiz Cezar Martins Cunha, fisiologista da Chapecoense, no acidente na Colômbia.

Outro a ser ouvido é Luís Inácio Adams, advogado que foi o mediador de uma reunião entre a AFAV-C e a Tokio Marine, empresa responsável pelo vôo. O Senador Izalci Lucas é o relator da CPI. O relatório de Izalci deve falar, dentre outros temas, sobre os contratos da seguradora com o poder público.

PUBLICIDADE

Alan Ruschel, um dos três atletas que sobreviveram ao acidente aéreo da Chape, teve um acordo firmado com o clube catarinense. Nesse acordo, a equipe ficaria responsável por um pagamento no valor de R$ 2,3 milhões ao atleta. Tal valor se refere, entre outras coisas, à danos morais causados pelo acidente que aconteceu em 29 de novembro de 2016.

CPI da Chapecoense

A Comissão Parlamentar de Inquérito teve abertura no final de 2019, mas sofreu uma paralisação durante a pandemia de Covid-19 e retornou no ano passado. O caso que motivou a investigação vai completar seis anos. Em novembro de 2016, o avião que levava a delegação da Chapecoense para o jogo de ida da decisão da Copa Sul-Americana, na Colômbia, caiu nos arredores de Medellín. A aeronave transportava jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas.

Além de ouvir parentes e representantes das vítimas, da Chapecoense, da seguradora, da empresa aérea LaMia e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), a CPI ouviu também o executivo de finanças da Petrobras, Ricardo Rodriguez Besada Filho, e autoridades da Caixa Econômica Federal.

PUBLICIDADE