O Internacional conheceu no início da tarde desta sexta (27) seu adversário nas oitavas-de-final da Copa Sul-Americana. Será o Colo-Colo, que terminou em terceiro lugar no Grupo F da Copa Libertadores da América. Os chilenos poderiam avançar na competição caso ganhassem do Fortaleza em casa, mas acabaram superados por 4 a 3 pelos cearenses na última quarta (25).
Apesar de serem duas equipes tradicionais no futebol sul-americano, Internacional e Colo-Colo nunca se enfrentaram em competições oficiais. Aconteceram três encontros em torneios amistosos. No retrospecto geral, os gaúchos têm uma vitória e ocorreram dois empates. Ou seja, os colorados nunca perderam para o adversário, campeão da Libertadores em 1991.
Contra brasileiros na principal competição continental, o Colo-Colo soma 57 derrotas e 32 empates, conquistando 36 vitórias.
Equipes não se enfrentam desde 1996
O jogo vencido pelo Internacional foi o primeiro, em 11 de fevereiro de 1978. O Colorado derrotou o Colo-Colo por 2 a 1 no lendário Estádio Sausalito, em partida válida pelo Torneio de Viña del Mar. Orellana abriu o placar para o Cacique aos 26 do primeiro tempo. O Inter virou na etapa complementar, com gols de Severino Vasconcelos aos 14 minutos e Alcione aos 41. A competição seria ganha pelos gaúchos com uma vitória por 1 a 0 sobre o Everton, três dias depois. O técnico do Inter era Carlos Gainete.
Severino Vasconcelos, autor do primeiro gol colorado contra o Colo-Colo, faria história justamente com a camisa da equipe chilena. Entre 1979 e 1985, marcou 131 gols, formando com Carlos Caszely uma dupla inesquecível para o futebol do país.
Em 20 de janeiro de 1982, aconteceu um 0 a 0 em um amistoso no Estádio Santa Laura, em Santiago. Na última vez em que mediram forças, outro empate: um 2 a 2 em 1º de maio de 1996, no Estádio Nacional de Chile. Teve uma disputa de pênaltis, e o Cacique levou a melhor vencendo por 4 a 2.
O Internacional tem uma ampla vantagem no retrospecto contra equipes chilenas. Em 29 partidas, venceu 16, empatou 11 e perdeu somente duas vezes.
O jogo de ida entre Colo-Colo e Inter ocorrerá no Monumental de Santiago, entre 27 e 29 de junho. A partida de volta no Beira-Rio será na semana de 5 a 7 de julho. O Colorado sempre decidirá a classificação em Porto Alegre, caso avance até as semifinais da Copa Sul-Americana, competição vencida pelo Internacional em 2008. Quem passar no confronto, encara Deportivo Cáli (Colômbia) ou Melgar (Peru) nas quartas-de-final.

