Home Futebol Libertadores: Oitavas de final podem ter clássico entre brasileiros

Libertadores: Oitavas de final podem ter clássico entre brasileiros

Torneio terá sua finalíssima antecipada em função da disputa da Copa do Mundo no Catar

Cido Vieira
Jornalista graduado no Centro Universitário Uninter. Trabalho no Torcedores.com desde 2017, desempenhando a função de redator. Sou setorista do futebol pernambucano em rádios locais e um verdadeiro apaixonado pelo esporte bretão.

A Copa Libertadores vivencia nesta quinta-feira (26) os últimos quatro jogos da fase de grupos, e os cenários seguem abertos nas chaves B e E, que contam com Athletico Paranaense e Corinthians, respectivamente, como representantes nacionais, que podem se juntar a outros quatro brasileiros já garantidos no mata-mata.

PUBLICIDADE

Um dia após o fechamento desta fase, a Conmebol realiza o sorteio dos confrontos das oitavas de final, e não irá impor nenhum tipo de regra, como por exemplo evitar confrontos de equipes do mesmo país. O formato determina os líderes de cada grupo em um pote, e os segundos colocados em outro, havendo o cruzamento entre eles.

Neste cenário, o mata-mata da Libertadores já pode ser contemplado com um duelo entre brasileiros. Até o momento, somente o Fortaleza figura no Pote 2, após classificação heroica. O Leão do Pici pode pegar Palmeiras, Atlético-MG ou Flamengo, além do próprio Athletico ou Corinthians, caso estes terminem em primeiro nas suas respectivas chaves.

PUBLICIDADE

Caso não consiga fechar a fase de grupos na liderança da Libertadores, o Timão, por exemplo, corre risco de pegar clássico local contra o Palmeiras, ou ainda ter Flamengo ou Atlético-MG já no mata-mata. Para fugir deste trio, os comandados de Vítor Pereira precisam vencer os Always Ready e ainda torcer para o Deportivo Cali não superar o Boca Juniors.

O mesmo vale para o Athletico Paranaense, que joga em casa contra o Caracas, precisando fazer sua parte e ainda torcer que o Libertad não vença o The Strongest.

TIMES JÁ GARANTIDOS NAS OITAVAS DA LIBERTADORES

POTE 1: Palmeiras, Estudiantes, Atlético-MG, River Plate, Colón, Flamengo,

POTE 2: Emelec, Vélez Sarsfield, Tolima, Fortaleza, Cerro Porteño, Talleres

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

CRONOGRAMA

A grande final da Libertadores está prevista para o dia 29 de outubro, no estádio Monumental de Guayaquil, no Equador. A antecipação se deve ao fato de, excepcionalmente, a Copa do Mundo ser realizada no segundo semestre em 2022.

No cronograma da Conmebol, as oitavas de final do torneio estão previstas para ocorrer nos dias 28 a 30 de junho (jogos de ida) e 5 a 7 de julho (jogos de volta)