Home Futebol Liga de clubes pode ser dissolvida antes mesmo existir na prática; saiba o motivo

Liga de clubes pode ser dissolvida antes mesmo existir na prática; saiba o motivo

Libra pode sequer existir após ser fundada por gigantes

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

Após seis times assinarem e dois apoiarem a criação da Libra, a Liga do Brasil, a mesma pode sequer existir na prática e ser dissolvida por conta de um artigo no estatuto, segundo publicou o jornal O Globo. O número de oito participantes na assinatura da liga foi suficiente para que ela saísse do papel e que fosse apresentada a novas equipes, mas não garante sucesso na empreitada. O artigo 85 do estatuto da Libra diz que a mesma será dissolvida se em oito meses não tiver 12 clubes associados.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“Será dissolvida, sem a necessidade de qualquer deliberação pelos Clubes Associados, na hipótese em que dentro do prazo de 8 (oito) meses a partir da data da sua constituição, seu quadro associativo não esteja formado por, pelo menos, 12 (doze) Clubes Associados que tenham participada da Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma das suas últimas três edições”, é apresentado no artigo do estatuto.

Outro grande problema é que, mesmo com seis fundadores e dois apoiadores, nem todos contam na soma. Isso porque apenas clubes da elite serão computados, que são justamente os fundadores: Flamengo, Corinthians, Palmeiras, Red Bull Bragantino, Santos e São Paulo. Os apoiadores estão na Série B, sendo eles Cruzeiro e Ponte Preta.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

O trabalho agora será convencer os clubes neutros a entrarem na proposta, para posteriormente atingir os que se opões e alinhar as conversas com todos para que a Libra saia do papel e se torne a liga brasileira.

Veja o posicionamento de cada clube na nova liga de clubes do Brasil

Criadores da liga e donos da proposta

Flamengo, Palmeiras, Corinthians, São Paulo, Santos, Red Bull Bragantino

PUBLICIDADE

Assinaram em apoio

PUBLICIDADE

Cruzeiro, Ponte Preta

Neutros 

Botafogo, Vasco, Fluminense, Internacional, Grêmio

Oposição à liga

PUBLICIDADE

América-MG, Athletico Paranaense, Atlético-GO, Atlético-MG, Avaí, Ceará, Coritiba, Cuiabá, Fortaleza, Goiás, Juventude

Better Collective