A Roma venceu o Leicester por 1 a 0 na última quinta-feira (05) pela semifinal da UEFA Conference League. Além disso, o clube comandado por José Mourinho quebrou um tabu de não conseguir chegar a uma final europeia desde 1990-91. Na ocasião, decidiram a Copa da UEFA da temporada contra a Inter de Milão, ficando com o vice-campeonato.
Para o treinador português, é sua quinta final em competições europeias na carreira, e em todas que chegou, conquistou o título. Levantou o caneco da Champions League em 2004, treinando o Porto, e 2010 com a Inter, além de uma Copa da UEFA com o mesmo clube português (2003) e por fim, a Europa League de 2017, no comando do Manchester United.
Caso conquiste o troféu no próximo dia 25, Mourinho será o primeiro treinador da história a conquistar o título de todas as competições organizadas pela UEFA.
Um dos grandes momentos dos “Lobos” foi em 2018, quando chegaram as semifinais da Champions League. Para isso, a equipe reverteu uma derrota por 4 a 1 contra o Barcelona, conseguindo fazer 3 a 0 no Olímpico de Roma. Nas semis, a Roma ficou apenas a um gol de empatar no agregado com o Liverpool, e ficou pelo caminho.
Na história, a Roma chegou na final da Champions em uma oportunidade, na temporada de 1984, quando foi derrotado pelo Liverpool. Além disso, chegou na decisão da antiga Taça da UEFA em 1961, quando venceu o Birmingham na grande decisão.
Agora, a equipe italiana tenta fazer história e conquistar o primeiro título da nova competição. No próximo dia 25, encara o Feyenoord na Arena Nacional de Tirana, na Albânia, em busca do troféu.

