Comentando o episódio lamentável de homofobia em Corinthians x São Paulo, disputado na Neo Química Arena, Neto analisou que o preconceito está impregnado na sociedade brasileira. Sendo assim, ele citou o caso de Jair Bolsonaro, que já causou polêmica com discursos em que ridiculariza e condena a relação entre pessoas do mesmo sexo, algo que é apoiado por grande parte dos seus eleitores.
Por conta disso, Neto descartou votar em Bolsonaro nas próximas eleições. Mesmo sem admitir que irá apoiar Lula, o ex-jogador defendeu o candidato à presidência pelo PT, destacando que ele se encontra em liberdade para disputar o pleito nacional.
“A gente tem que mudar! Não podemos ter um presidente tão homofóbico como esse! Se quiserem votar no Lula, Bolsonaro, problema é de vocês, o voto é democrático, mas eu não voto em uma pessoa que é homofóbica. Ah, mas falam que o Lula é ladrão. Vocês provam que o Lula é ladrão? O cara está solto, não pode ser ladrão. Ladrão é quem está no presídio. Quem gasta R$ 40 milhões em cartão, é duro!”, disse Neto na Rádio Bandeirantes.
Falando especificamente sobre os cânticos homofóbicos na Neo Química Arena, Neto cobrou rigor na punição. Citando que antigos costumes não são mais tolerados, o apresentador apontou que apenas o rigor na repreensão ao comportamento pode acabar com o preconceito.
“Não tinha nenhum gay e nenhum bi no estádio? Tem certeza? Eu sei que tinha! Quer dizer que o próprio homossexual grita também? Tá errado! Tem que punir com grana! Antigamente, podia chamar de ‘viado’, ‘macaco’, ‘vagabundo’, ‘safado’, ‘pretinho’… Não pode hoje! Precisamos entender que não pode, meu irmão! Precisamos mudar“, completou o apresentador.
Em nota oficial, o Corinthians lamentou que parte da torcida tenha compactuado com a atitude de preconceito contra o São Paulo. Sendo assim, o Timão pediu para que a cena, no futuro, não seja repetida no estádio.
“Quanto aos cantos homofóbicos relatados na súmula, o Corinthians reafirma o repúdio a tal prática. Vale lembrar que o clube alerta continuamente sua torcida, por meio de suas redes sociais e do sistema de som e de telões da Neo Química Arena + para a ilegalidade desses comportamentos inaceitáveis. Fica aqui mais uma vez o pedido à Fiel Torcida para que esses atos não se repitam em nossa arena”, divulgou o comunicado.
para a ilegalidade desses comportamentos inaceitáveis. Fica aqui mais uma vez o pedido à Fiel Torcida para que esses atos não se repitam em nossa arena.
— Corinthians (@Corinthians) May 23, 2022
Atenciosamente,
Sport Club Corinthians Paulista

