Home Futebol O que falta para Renato Ibarra ser anunciado como novo reforço do Ceará?

O que falta para Renato Ibarra ser anunciado como novo reforço do Ceará?

Atacante equatoriano tenta se desvincular do Club Tijuana para assinar contrato de cinco temporadas com o Vozão

Wilson Pimentel
Jornalista esportivo desde 1998. Cobriu os principais eventos esportivos da última década. Passou pelas redações do SBT, Record TV, CNT, Esporte Interativo, Rádio Tupi, Rádio Brasil e Rádio Manchete. É correspondente de veículos de comunicação da Colômbia, Croácia, Paraguai e Portugal. Está no Torcedores.com desde 2019.

Renato Ibarra está prestes a ser anunciado como reforço do Ceará. O atacante de 31 anos já acertou as bases salariais com o clube cearense. Porém, ainda deve demorar um pouco para estrear com a camisa alvinegra.

PUBLICIDADE

O Torcedores.com que a apresentação de Renato Ibarra depende de alguns pontos que precisam ser superados. O Club Tijuana, dono dos direitos econômicos do jogador, ainda não enviou a documentação para análise do departamento jurídico alvinegro.

A certidão de antecedentes criminais do jogador de 31 anos está sendo elaborada pelo Governo do México. O equatoriano necessita desse parecer para tirar visto de trabalho no Brasil. Por conta da falta deste documento, Renato Ibarra não pode se mudar para Fortaleza.

PUBLICIDADE

Por outro lado, os empresários Victor Leonel, Luiz Cláudio Nunes e Kleberson Silva, da VLK Sports, atuam nos bastidores a fim de obter a liberação do jogador. Os agentes têm grande entrada junto no futebol mexicano onde são referência.

Agora, o Ceará depende do aval do governo federal mexicano para apresentar o jogador. A expectativa é de que isso ocorra até a próxima semana, quando a diretoria alvinegra espera superar a parte burocrática a fim de regularizá-lo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF).

Enquanto isso, Renato Ibarra permanece incorporado ao elenco do Club Tijuana. No último dia 25 de maio, o grupo deu início a pré-temporada na cidade de Perla del Pacifico visando à preparação para a disputa do Torneio Clausura do Campeonato Mexicano.

O Ceará, por sua vez, monitora a situação do jogador. O Centro de Inteligência e Mercado tem a informação de que o atacante tem condições de atuar durante partida inteira, ao menos de ser utilizado em alguns minutos para ganhar ritmo de jogo.

PUBLICIDADE

Clubes ainda alinham a parte econômica

A contratação de Renato Ibarra está por detalhes. Conforme o Torcedores.com antecipou na última terça-feira, o Ceará vai pagar US$ 1,5 milhão (R$ 7,2 milhões, pela cotação atual) por 100% dos direitos econômicos.

O Ceará, que avançou que vai enfrentar o The Strongest, da Bolívia, nas oitavas de final da Copa Sul-Americana, inicialmente havia proposto dois modelos de acordo: primeiro um empréstimo com opção de compra e depois mudou para obrigação de compra.

O Club Tijuana, porém, só aceitava uma venda em definitivo do jogador de 31 anos. O desejo dos mexicanos então foi atendido, já que o Ceará queria Renato Ibarra a todo custo após aprovação do técnico Dorival Júnior.

Robinson de Castro, presidente do Ceará, foi quem entrou em contato direto com os empresários Victor Leonel, Luiz Cláudio Nunes e Kleberson Silva com a oferta oficial por Renato Ibarra. Os agentes, então, começaram a negociar a liberação do atleta.

PUBLICIDADE

O desfecho oficial do negócio está por detalhes e depende somente do Club Tijuana. Contrato com o Ceará será de cinco temporadas e o seu salário é considerado dentro da “realidade financeira” do clube.

A carreira de Renato Ibarra

Revelado pelo El Nacional, Alex Renato Ibarra Mina é apontado como um dos principais jogadores do futebol equatoriano na atualidade. Afinal, ele deixou o país quando tinha 21 anos para atuar na Europa.

Em junho de 2012, o atacante foi contratado pelo Vitesse onde ficou por cinco temporadas. Lá, disputou 146 partidas e marcou 12 gols. Nesse meio tempo, foi eleito três vezes o melhor estrangeiro em atividade na Holanda.

Posteriormente, o jogador se transferiu para o México se constituindo em um dos maiores ídolos da história recente do América. Em cinco temporadas, conquistou a Copa dos Campeões do México (2019), o Campeonato Mexicano (2018) e a Taça do México (2018/2019).

PUBLICIDADE

Cinco golaços de Renato Ibarra pelo América do México. Veja o vídeo!

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJKSGIzQjJPWiIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]