Nesta quarta-feira (18), o América-MG terá uma das partidas mais importantes de sua história. O time enfrentará o Tolima, pela quinta e penúltima rodada da fase de grupos da Libertadores, na qual jogará todas as suas chances de se classificar para a fase de oitavas de final.
O Coelho é o último colocado do Grupo D, tendo somado apenas um ponto nos quatro jogos que fez até agora na competição. Como o terceiro colocado da chave, o Independiente Del Valle, tem cinco e o segundo, que é o próprio Tolima, tem sete, a situação da equipe é bastante complicada e o faz não depender apenas de seus próprios esforços para conseguir avançar de fase.
Se quiser se classificar para às oitavas de final, o América-MG terá de vencer o Tolima nesta quarta-feira e também fazer o mesmo em sua última partida da fase de grupos, contra o Del Valle. Como chegará a sete pontos se conseguir as vitórias, poderá não ser suficiente para poder avançar. Aí, pode pintar uma ‘ajuda’ de um rival.
[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiI4UXhuWmRyWCIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]
O Atlético-MG pode acabar ‘ajudando’ o Coelho a garantir a vaga. Isto pode acontecer se o Galo, líder com oito pontos, vencer tanto os equatorianos, com os quais joga nesta rodada, como também os colombianos, seu adversário na última rodada da fase de grupos. Se esta combinação der certo, as chances americanas de classificação aumentam seriamente.
🎶🇨🇴 Colômbia, Colômbia 🇨🇴🎶
Nação Americana, já estamos a caminho de Ibagué-COL para o próximo confronto pela @Libertadores!
Confira alguns registros do nosso embarque! 📸
📸: Mourão Panda / América#PraCimaDelesCoelho #SomosVolt pic.twitter.com/sJJYCBCAUE
— América FC ✊🏿 (@AmericaMG) May 16, 2022
Mas ainda pode não ser assim suficiente para que o time consiga se tornar um dos 16 a ainda sonhar com o título da Libertadores. Outro fator que pode influir é o saldo de gols. Atualmente com quatro gols negativos, a equipe precisaria também melhorar o saldo para poder, em caso de empate na segunda posição, ao menos ter a chance de superar o saldo dos rivais e ainda solidificar ainda mais as chances de vaga.
Para que todos esses resultados aconteçam, apenas a vitória do América-MG sobre o Tolima interessa nesta quarta-feira, fora de casa. O técnico Vagner Mancini deve manter a mesma equipe que perdeu para o Coritiba, na última rodada do Brasileirão.

