Em declarações à Rádio Gaúcha, Roberto Meza Niella, perito especializado em leitura labial, analisou a acusação de Edenilson em Internacional x Corinthians. Durante a partida, o camisa 8 afirma ter sido chamado de “macaco” por Rafael Ramos. Em sua defesa, o português indicou que o atleta adversário ouviu errado as palavras, e seu confundiu por conta do seu sotaque.
Após rever o momento de forma minuciosa, Roberto Meza Niella acredita que Rafael Ramos cometeu a injúria racial. Na análise, o profissional concluiu que Edenilson foi chamado de “macaco do caralho”.
“Eles estão de frente para a câmera e é possível ler o posicionamento dos lábios do Ramos. Podemos identificar de forma tênue a frase que todo mundo está dizendo, que é a palavra “macaco”. E vem na sequência um palavrão que não fica muito claro na definição dos lábios dele. Temos que tomar esse cuidado, mas me parece que é “do caralho”. A frase completa seria “macaco do caralho“, disse.
O lance completo do momento que houve a confusão entre Edenílson e Rafael Ramos.pic.twitter.com/LcX2nKf67H
— FutebolNews (@realfutebolnews) May 15, 2022
Agora, a avaliação final será feita por meio do Instituto Geral de Perícias (IGP). Mesmo com Rafael Ramos apontando que seu sotaque atrapalhou a compreensão de Edenilson, o perito não teve dúvidas em cravar que a palavra “macaco” foi pronunciada no momento.
“Cada som da nossa fala tem características articulatórias e fonológicas muito particulares, o que permitem, dependendo da qualidade da imagem, identificar o que a pessoa diz naquele determinado momento. Tivemos acesso a todos eles e fizemos uma análise passo a passo, quadro por quadro, daqueles vídeos para poder determinar o que foi dito pelo jogador do Corinthians. Não existe nenhuma possibilidade dele ter falado a palavra “mano”. Nos lábios dele são bem claros nos fonemas quando fala a palavra “macaco”. Essas variações linguísticas algumas vezes dificultam um pouco. Trata-se do português de Portugal e isso é avaliado nesse tipo de análise. Nesse caso, porém, não dificultou na análise“, acrescentou.
DEFESA DE RAFAEL RAMOS
Em entrevista após o confronto, Rafael Ramos negou que tenha cometido racismo contra Edenilson. Detido e liberado mediante o pagamento de R$ 10 mil, o lateral-direito vem se colocando à disposição das autoridades que investigam o caso.
“Estou aqui consciente e de cabeça limpa para explicar que, o que aconteceu, foi puramente um mal entendido entre mim e o Edenilson. Já no final do jogo, fui conversar com ele e tivemos uma conversa tranquila. Expliquei o que tinha acontecido, expliquei a verdade do que tinha dito e foi isso que aconteceu. Ele (Edenilson) ainda mostrou um pouco de receio de passar como mentiroso e eu disse a ele que não é mentiroso, apenas entendeu errado o que eu falei. Foi isso. Apertamos a mão e foi isso que aconteceu”, expressou.
Publicação de Rafael Ramos no Instagram.
Garantiu, mais uma vez, que não disse nenhuma ofensa racista. Inclusive, utilizou “racismo NÃO!”. pic.twitter.com/T2o86rPB0B
— Raul Moura (@mouraul) May 15, 2022

