O volante Villasanti, do Grêmio, foi convocado pela seleção paraguaia nesta terça-feira para a disputa de dois amistosos no mês de junho. Com isso, o paraguaio será desfalque certo em pelo menos duas partidas do clube na Série B do Brasileirão, contra Vasco e Grêmio Novorizontino.
A notícia ruim vem exatamente no momento em que o Grêmio passa por uma situação crítica no campeonato. Sem vencer há várias rodadas, o time comandado por Roger tinha em Villasanti uma das certezas na escalação. Com a ausência do paraguaio, o pesadelo dos gremistas deve se tornar real, Thiago Santos provavelmente retornará ao time principal.
Nas partidas com Thiago Santos, o Grêmio terá que resolver alguns problemas constantes que surgem quando o atleta está em campo. O volante possui deficiências graves na saída de bola e nos passes, além de fazer muitas faltas.
Jovens da base não tem recebido chances na posição
Apesar do Grêmio ter muitas opções para a posição, como Fernando Henrique, Sarará e Victor Bobsin, os jovens parecem não interessar a Roger. Mesmo apesar das atuações constantemente ruins de Thiago Santos, o técnico gremista prefere manter o veterano como primeira opção de reserva para posição.
Fernando Henrique é considerado um jovem muito promissor, que inclusive recebe frequentemente sondagens de clubes do exterior. No entanto, Roger só o utilizou uma vez, no empate em 1 a 1 contra o Criciúma, pelo Brasileirão Série B.
Sarará já foi considerado uma boa opção quando Felipão estava no comando do Grêmio, ainda no ano passado. Esse ano, foi pouco utilizado na posição, inclusive entrando mais vezes como lateral improvisado do que como primeiro volante.
Enquanto isso, Bobsin perdeu espaço no tricolor. Já há rumores sobre a sua saída desde o Gauchão. No entanto, o jogador ainda está no elenco e segue não recebendo oportunidades.
Torcida está furiosa com Thiago Santos
Não há como negar que o veterano volante se tornou um dos principais símbolos do rebaixamento do Grêmio em 2021. Desde o início de 2022, o jogador é criticado extremamente sempre que entra em campo. E suas atuações somente reforçam a convicção da torcida em não apoiar o jogador.
Dentro da torcida do Grêmio, Thiago Santos até mesmo já recebeu um apelido “troglodita”. O apelido foi dado pelo jornalista identificado Farid Germano Filho em suas lives no You Tube. Cruel? Talvez. Mas que a torcida gostou do nome, ela gostou.
Recentemente, surgiu o rumor de que o Grêmio estaria interessado em contar com o craque veterano Lucas Leiva, o último remanescente da épica “Batalha dos Aflitos”, em 2005. No entanto, uma das condições para trazer o jogador seria conseguir negociar Thiago Santos. Uma tarefa árdua, devido ao altíssimo salário que o jogador recebe com a camisa do Grêmio.
Com Villasanti, problemas na defesa do Grêmio foram resolvidos
Por mais que Roger seja criticado. Em uma decisão ele acertou em cheio. Quando decidiu tirar Thiago Santos e colocar Villasanti na frente da defesa, como primeiro volante, o técnico resolveu os problemas defensivos. Geromel começou a jogar como não jogava há anos e Bruno também teve boas atuações.
Isso se deve a participação defensiva de Villasanti. O paraguaio possui muito mais dinâmica e capacidade de desarme do que Thiago Santos. Ele tornou um pouco mais confortável a situação do veterano zagueiro Geromel em campo, que já no final da carreira, vinha tendo problemas para cobrir os espaços.
O paraguaio Villasanti estará presente nos amistosos do Paraguai contra o Japão, dia 2 de junho e Coréia do Sul, dia 10 de Junho.

