O Porto pode fazer uma oferta ao Santos para contratar o jovem zagueiro Kaiky, de 18 anos. A informação foi veiculada nesta terça-feira (31) pelo jornal português O Jogo.
Segundo o veículo, Kaiky é cogitado como opção porque o clube deve perder pelo menos dois defensores nesta janela de transferências: o português Ruben Semedo e o congolês Chancel Mbemba.
Kaiky, que tem 1,84m, está em sua segunda temporada como profissional do Peixe e já tem 51 partidas disputadas. No mês passado, o Santos renovou o contrato do zagueiro até dezembro de 2026.
Mas o novo contrato, com aumento da multa rescisória, não deve ser o único problema para o clube português. O Barcelona já mostrou interesse pelo jogador, e o clube tem um acordo de prioridade com o Santos desde o começo deste ano para contratar Kaiky.
Isso porque o Barça tinha preferência na contratação de Gabigol, em 2016, e não foi avisado a tempo do negócio com a Inter de Milão para tentar cobrir a proposta – curiosamente, Gabigol não deu certo na Inter e acabou emprestado ao maior rival do Porto, o Benfica, antes de voltar ao Peixe, em 2018, e depois seguir para o Flamengo. Agora, o Barça terá novamente essa prioridade de poder ficar com Kaiky pagando o mesmo valor que eventualmente o Porto tenha oferecido.
O Porto tem o costume de buscar revelações no futebol brasileiro para revender com lucro a centros de maior projeção econômica. O caso mais recente foi de Eder Militão: estima-se que o clube português pagou 7 milhões de euros ao São Paulo para depois ceder o defensor ao Real Madrid por 50 milhões de euros, um lucro de mais de 600%.
Enquanto seu nome entra na central de discussões do mercado, Kaiky está integrado nesta semana à seleção sub-20 para um torneio amistoso no Espírito Santos.

