Durante o programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes, nesta segunda-feira, o assunto envolvendo a denúncia de racismo de Edenilson em ato que teria sido praticado por Rafael Ramos, do Corinthians, veio à tona e ganhou uma postura firme de Renata Fan. A jornalista âncora da atração, que é colorada, disse conhecer muito bem o jogador do Inter e assegurou que ele está com a razão.
“Eu conheço muito bem o Edenilson, dos poucos jogadores que eu possa falar algo no futebol brasileiro. Pela longevidade, ética, como se comportou em outros clubes, é um líder. Para ele ter ficado dessa maneira, realmente, razão ele teve e ninguém pode discordar disso. Agora, a questão da intenção, quem vai ter que buscar prova é a polícia e depois a Justiça. Porque tem que ser provada, mas é algo muito grave”, declarou, antes de aprofundar:
“Isso tem que ser averiguado e levado a sério. Independentemente da conclusão, isso não pode acontecer. Futebol não pode mais ser um lugar onde as pessoas escondem o crime, deixam de lado e a impunidade existe”.
A Polícia Civil aguarda laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) sobre a leitura labial de Ramos para verificar ou não a presença da palavra “macaco”. No sábado, o jogador do Corinthians chegou a ser detido no Beira-Rio e só foi liberado a partir do pagamento de uma fiança no valor de R$ 10 mil.
Mais sobre o caso Edenilson e Rafael Ramos
Abaixo, trazemos vídeos do momento em que o zagueiro colorado Vitão toma consciência do fato e parte para cima de Rafael Ramos, empurrando-o. Depois, as manifestações dos colorados Daniel e Moisés sobre o acontecimento da partida de sábado – ambos estiveram em campo a favor do Inter no jogo que foi válido pelo Brasileirão:

