Home Mídia Esportiva Saiba como a Globo conseguiu vencer o SBT e pegar de volta os direitos da Libertadores

Saiba como a Globo conseguiu vencer o SBT e pegar de volta os direitos da Libertadores

Globo pegou de volta um de seus maiores produtos em relação ao futebol e deixou SBT no passado

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.

A TV Globo venceu a concorrência do SBT e conseguiu de volta a Copa Libertadores da América após dois anos. Com isso, a principal competição continental volta à emissora carioca. O SBT ficou com a Sul-Americana.

PUBLICIDADE

Mas afinal, como a TV Globo conseguiu de volta a Libertadores?

Segundo o repórter Gabriel Vaquer, no portal Notícias da TV, a audiência muito acima da média da Globo foi fundamental para que a Conmebol aceitasse a proposta dos cariocas. Isso porque, com base na campanha ‘100 milhões de uns’, que circula desde 2017, os patrocinadores da confederação sul-americana colocaram pressão em busca de visibilidade. A campanha aponta que a Globo tem cerca de 100 milhões de espectadores diários, segundo estudo do Kantar/Ibope. Agora, com a emissora aceitando exibir os patrocinadores da Conmebol, os mesmos “cresceram os olhos”. Para método de comparação, segundo a publicação do Notícias da TV, o SBT teria cerca de 70 milhões de visualizações diárias, 30 milhões a menos que a Globo. Estes espectadores seriam todos aqueles que ligam na emissora em questão por ao menos um minuto.

Além disso, outro ponto que deu à Globo a volta da Libertadores foi aceitar exibir a decisão em TV aberta mesmo sem times brasileiros. O acordo está agora em contrato. Isso ocorre após a Globo escantear a final entre Boca Juniors x River Plate, em 2018, considerada uma das maiores de todos os tempos, já que não haviam brasileiros envolvidos.

PUBLICIDADE

No novo pacote assinado junto à Conmebol, a Globo fica com 25 jogos da Copa Libertadores da América todos os anos, de 2023 a 2026. O SBT, por sua vez, poderá transmitir 13 partidas da Sul-Americana. Na TV fechada, o grupo Disney fechou a compra dos direitos da Libertadores do lado da Paramount.