Home Futebol Santos x VAR? Peixe vive polêmicas com árbitro de vídeo no Brasileirão

Santos x VAR? Peixe vive polêmicas com árbitro de vídeo no Brasileirão

Primeiras rodadas do Brasileirão para o Peixe tem sido marcadas por críticas à arbitragem de vídeo

Victor Martins
De Santo André-SP, formado em Jornalismo pela Unversidade Metodista de São Paulo (classe de 2010-13), trabalhando no Torcedores desde janeiro de 2016 (ou algo neste sentido). Iniciado na profissão desde meados de 2006, ao fazer a cobertura da Copa do Mundo da Alemanha para o site Abolanet. cobrindo jogos e os destaques de algumas seleções durante o evento, e posteriormente trabalhando neste até cerca de 2007. Entre os anos de 2008 e 2015, trabalhei para uma agência de notícias que produziu conteúdo para diversas páginas. Destas, principalmente a da Federação Paulista de Futebol, fazendo serviços de placar ao vivo das mais diversas competições (nacionais e internacionais) e serviços de pós-jogo focados nos clubes de São Paulo Desde 2016 venho trabalhando no Torcedores, onde venho desempenhando uma série de funções dentro do site, como setorista de clubes do futebol brasileiro e de outros esportes (MMA), além de trabalhar em várias partes do organograma da página. Atualmente, exerço trabalho na cobertura de futebol nacional e internacional, com a criação de matérias sobre clubes e jogadores, além de produção de guias de TV (onde assistir aos jogos) das partidas dos mais variados torneios no Brasil e no mundo

O Santos vive um começo de Brasileirão Série A como talvez nunca imaginava, brigando pelas primeiras posições da tabela. Mas também tem rendido aos santistas várias dores de cabeça quanto a um quesito que tem sido alvo constante de discussão no futebol brasileiro: a arbitragem.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em especial a arbitragem de vídeo. Só nestas primeiras partidas da competição, o Peixe dirigiu sua revolta quanto ao VAR em diversas ocasiões, que até geraram declarações contundentes de dirigentes. A mais recente se deu contra o Ceará, neste sábado (21), na Arena Barueri.

PUBLICIDADE

No jogo do último final de semana, o técnico Fabián Bustos reclamou da intervenção do VAR na anulação do gol marcado por Léo Baptistão. No lance, a arbitragem de vídeo viu falta no lance da jogada do tento santista, que não havia sido marcada em campo pelo juiz e o treinador questionou o uso da tecnologia para reverter a marcação.

PUBLICIDADE

[DUGOUT dugout_id=”eyJrZXkiOiJ6VUlVZHI0bSIsInAiOiJ0b3JjZWRvcmVzIiwicGwiOiIifQ==”]

“Não entendo quando o VAR chama o árbitro que estava dois metros à frente do lance e mandou seguir. Chamam para dar a interpretação do árbitro, ele manda seguir e anulam o gol de forma incrível. Não há por que anular”, disse Bustos após a partida.

A reclamação do treinador é mais uma na qual o Santos se vê por lances polêmicos em suas partidas no Campeonato Brasileiro e também na Copa do Brasil. Nas partidas contra o Coritiba por ambas, houve protestos do time contra marcações da arbitragem que causaram revolta na equipe, além de um pênalti que não teria sido marcado a favor do clube na partida contra o Fluminense.

O lance que gerou a maior revolta santista se deu no clássico com o São Paulo, no Morumbi. Um lateral que foi apontado pelo auxiliar a favor do Peixe mas indicado pró-Tricolor pelo árbitro de campo geraria posteriormente um pênalti a favor do time da casa. O impacto da polêmica por causa da jogada foi tão grande que o executivo de futebol Edu Dracena participou da entrevista coletiva e criticou a condução da arbitragem brasileira pela CBF.

PUBLICIDADE

Além de Fabián Bustos, o elenco santista também tem demonstrado não gostar das situações envolvendo o Peixe em jogadas polêmicas na temporada. Para os atletas, tais problemas causam ‘desgastes’ que não seriam bem vindos neste momento da competição.

PUBLICIDADE

“Isso (os erros) tem afetado bastante. São muitos erros, se eu ficar citando aqui todos, vou ficar horas falando. São erros cruciais. Sempre jogada de gol, lance de pênalti. Vai prejudicando, desgastando. Mas não tem o que fazer, tem que seguir em frente”, afirmou Lucas Braga segundo o GE.

“É complicado julgar arbitragem. Todos estão sujeitos a erro e o VAR está aqui para dar sustância à arbitragem. Mas confesso que isso desgasta mentalmente. A gente trabalha tanto isso e pode acabar ocasionando numa semana de trabalho jogada fora”, adicionou Eduardo Bauermann.

Better Collective