Home Outros Esportes Curry, Tatum e mais: confira os 5 principais jogadores da NBA Finals 2022

Curry, Tatum e mais: confira os 5 principais jogadores da NBA Finals 2022

Confira os cinco jogadores que podem se destacar na NBA Finals, incluindo Curry, pelos Warriors, e Tatum pelos Celtics

Luís Martinelli
Colaborador de esportes americanos do Torcedores.com. Jornalista formado pela Unilago (União das Faculdades dos Grandes Lagos) de São José do Rio Preto - SP.

A NBA Finals vai começar nesta quinta-feira (2) e vai colocar frente a frente o Golden State Warriors, campeão da Conferência Oeste, e Boston Celtics, vencedor da Conferência Leste, para decidir quem será o campeão da temporada 2021-22 da NBA.

PUBLICIDADE

Assim como durante toda a temporada, inúmeros jogadores brilharam durante esta temporada. No entanto, o Torcedores.com vai destacar nesta lista os cinco principais jogadores desta grande decisão da NBA, que podem fazer a diferença para o seu time levar o cobiçado troféu Larry O’Brien.

Stephen Curry 

Time: Golden State Warriors

PUBLICIDADE

Estatísticas da temporada regular: 64 jogos, 25,5 pontos, 5,2 rebotes, 6,3 assistências por jogo

Estatísticas dos playoffs: 16 jogos, 25,9 pts, 4,9 reb, 6,2 ast

Esta série marcará o reencontro de Stephen Curry com o time que foi determinante para a sua trajetória ao longo desta temporada. Só para ilustrar, Curry começou a temporada “pegando fogo”, registrando médias de 27,7 pontos, 5,3 rebotes e 5,9 assistências nos primeiros três meses da temporada regular. Nesse meio tempo, o “brinquedinho assassino” quebrou o recorde de arremessos de três pontos convertidos na história da NBA. Entretanto, a partir de janeiro, o armador apresentou uma queda de desempenho como pontuador, embora tenha contribuído com mais assistências aos seus companheiros. Então, no dia 16 de março, a temporada regular de Curry chegou ao fim, durante o confronto contra o Boston Celtics. Durante o segundo quarto do duelo, o astro dos Warriors sofreu um contato de Marcus Smart e teve uma distensão no ligamento do pé esquerdo, perdendo os últimos 12 jogos da temporada.

Durante a reta final da temporada regular, Curry se recuperou e voltou às quadras logo no início dos playoffs. Primeiramente, durante a primeira rodada, contra o Denver Nuggets, o armador dos Warriors iniciou no banco nas quatro primeiras partidas da série, com restrição de minutos, mas a partir do quinto e derradeiro jogo do confronto, ele foi titular dos Warriors e permaneceu no posto no restante da pós-temporada.

PUBLICIDADE

Jayson Tatum

Time: Boston Celtics

Estatísticas da temporada regular: 76 jogos, 26,9 pts, 8 reb, 4,4 ast

Estatísticas dos playoffs: 18 jogos, 27 pts, 6,7 reb, 5,9 reb

A temporada 2021-22 foi a melhor de Jayson Tatum na carreira. O astro de 24 anos dos Celtics registrou a sua maior média de pontos, rebotes, assistências, arremessos de três convertidos (três) e lances livres acertados (5,3) por jogo. 

PUBLICIDADE

Tatum começou a temporada com alguns altos e baixos no lado ofensivo da quadra e apresentou melhora entre dezembro e janeiro. No período de outubro a novembro, o ala celta teve média de 24,4 pontos por partida, enquanto que entre o último mês de 2021 e o primeiro de 2022 (quando os Celtics deram o seu salto), ela cresceu para 27,4.

Posteriormente, o camisa 0 do Boston Celtics teve uma nova queda na quantidade de pontos em fevereiro, até que, em março, aconteceu o seu boom. Tatum registrou média de 32,8 pontos, 6,6 rebotes e 4,9 assistências por jogo, sendo eleito o Jogador da Semana em três semanas no mês.

Durante esta pós-temporada, Jayson Tatum teve momentos épicos, como o game-winning no jogo 1 da série contra o Brooklyn Nets, além de ter atingido a marca de 30 pontos anotados em sete partidas, com o Boston Celtics registrando campanha de 5-2 quando atingiu esse número.

Klay Thompson

Time: Golden State Warriors

PUBLICIDADE

Estatísticas da temporada regular: 32 jogos, 20,4 pts, 3,9 reb, 2,8 ast

Estatísticas dos playoffs: 16 jogos, 19,8 pts, 4,3 reb, 2,4 ast

Enfim, depois de 911 dias, Klay Thompson retornou às quadras da NBA em 9 de janeiro deste ano. Thompson perdeu as temporadas 2019-20 e 2020-21 por causa de lesões no joelho e no tendão de aquiles, respectivamente.

O splash brother iniciou a sua volta com minutos restritos e sendo poupado em algumas partidas. No entanto, com o passar do tempo, ele começou a atuar por um período maior e, consequentemente, apresentou aumento nas suas médias de pontos. Só para ilustrar, em janeiro, Thompson jogou por média 23,4 minutos e marcou 15,6 pontos; no mês seguinte, os números aumentaram para 27,9 e 19,3, respectivamente; então, a partir de março, o ala-armador começou a ficar mais de 30 minutos em quadra e anotou 20,9 pontos e, em abril, ele apresentou média de 34,6 minutos e 36,7 pontos por partida.

PUBLICIDADE

Nos playoffs, Klay Thompson foi um tanto inconsistente. Thompson marcou mais de 20 pontos em três de cinco jogos da série contra o Denver Nuggets. Contudo, nas 11 partidas restantes, ele só atingiu a marca em apenas três partidas.

Jaylen Brown

Time: Boston Celtics

Estatísticas da temporada regular: 66 jogos, 23,6 pts, 6,1 reb, 3,5 ast

Estatísticas dos playoffs: 18 jogos, 22,9 pts, 6,8 reb, 3,5 ast

PUBLICIDADE

Jaylen Brown desfalcou o Boston Celtics durante a temporada e fez falta. Brown perdeu tempo por causa de entradas nos protocolos de saúde e segurança da NBA, além de problemas no joelho, posterior da coxa e tornozelo ao longo de 2021-22. Por sua vez, nas 16 partidas em que Brown não esteve disponível, os Celtics perderam a metade dos confrontos, principalmente na primeira metade da temporada regular.

Apesar de ter lidado com as contusões, JB contribuiu bastante para os celtas. Brown foi o segundo jogador com maior média de pontos, arremessos de quadra (8,7) e também em roubos (1,1). 

Bem como Thompson, Jaylen Brown passou por bons e maus momentos durante os playoffs. Na primeira rodada, ele foi o suprassumo da consistência: anotou 22 e 23 pontos nas quatro partidas contra o Brooklyn Nets. A sua média de pontos nas semifinais de conferência foi de 22 pontos, mas variou muito a sua pontuação. Por fim, contra o Miami Heat, Brown atingiu o seu ápice na pós-temporada, com média de 24,1 pontos por partida, chegando a marcar 40 no jogo 3 da série, apesar de os Celtics terem saído com a derrota.

Draymond Green

Time: Golden State Warriors

PUBLICIDADE

Estatísticas da temporada regular: 46 jogos, 7,5 pts, 7,3 reb, 7 ast

Estatísticas dos playoffs: 16 jogos, 8,7 pts, 6,9 reb, 6,3 ast

O coração da defesa do Golden State Warriors. Podemos definir Draymond Green deste modo. A equipe sofreu muito enquanto esteve fora. Só para ilustrar, os Warriors tiveram campanha de apenas 10 vitórias e 17 derrotas nas partidas em que Green não atuou em quadra. Na sua maior ausência, entre os dias 11 de janeiro e 12 de março deste ano, o time foi derrotado em 13 oportunidades.

Na temporada regular, Green liderou os Warriors rebotes (7,3 por jogo), empatado com Gary Payton II, e tocos (1,1) e foi o segundo em roubos (1,3). Além disso, o ala-pivô também contribuiu com assistências, registrando sete por partida, sendo o principal jogador do time no quesito.

PUBLICIDADE

Draymond Green tem liderado o Golden State Warriors ao longo desta pós-temporada em rebotes defensivos (6,2) e tocos (1,1), assim como em assistências, ao passo que é o segundo colocado em rebotes totais (6,9).