Home Futebol Conheça o time mexicano que fez mercado ‘alternativo’ de brasileiros — e pode enfrentar o seu time no Mundial de Clubes

Conheça o time mexicano que fez mercado ‘alternativo’ de brasileiros — e pode enfrentar o seu time no Mundial de Clubes

Pumas, do México, faz a final da Concachampions nesta quarta-feira e com três brasileiros em campo

Lucas Ayres
Jornalista no Torcedores.com desde 2021, sou editor responsável pela coordenação de toda a produção audiovisual do site desde 2022, além de produzir matérias especiais, entre entrevistas, coberturas de eventos e artigos analíticos. Completamente apaixonado por esportes, mas em especial por futebol, seja pela sua parte técnica e tática, seja pela sua parte humana, social e sociológica, trabalho na área do jornalismo de esportes desde que me formei, pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Passei pela Revista PLACAR, pela Premier League Brasil, pela Esportelândia e pela produção do programa "Esporte Record News", da Record News. No futebol, me especializo na cobertura dos seguintes campeonatos: Brasileirão Série A; Copa do Brasil; Copa Libertadores; Champions League; Premier League; La Liga; Campeonato Paulista. Também cubro basquete, em especial a NBA. Você pode conferir alguns dos meus melhores trabalhos aqui [https://lucasrayres.contently.com] e também um pouco do meu trabalho no audiovisual aqui [tiktok.com/@torcedorescom] e aqui [youtube.com/c/TVTorcedoresOficial/videos].

Os times mexicanos vêm ganhando uma certa notoriedade nos últimos anos. Especialmente para os torcedores de times sul-americanos.

PUBLICIDADE

Nas três mais recentes edições do Mundial de Clubes, vimos verdadeiras forças do futebol norte-americano em ação, com equipes fortes, entrosadas e até estreladas, com jogadores de salários milionários e com experiência em seleções, inclusive europeias (o Palmeiras que o diga).

Mas o próximo time mexicano que pode pintar no Mundial pode ser um tanto diferente, mas igualmente perigoso. Se Monterrey e Tigres formaram elencos milionários e experientes, o Pumas Unam, da Cidade do México, apostou num caminho diferente — e mais próximo, digamos, do futebol daqui.

PUBLICIDADE

O finalista da Liga dos Campeões da Concacaf  (torneio que define o representante da América do Norte no Mundial) montou um time a partir de um mercado “alternativo”, com jogadores brasileiros pouco conhecidos, seja do publico de lá ou de cá. E pode sagrar-se campeão nesta quarta-feira (04), diante do Seattle Sounders. Basta uma vitória simples.

Atuarão pelo Pumas os brasileiros Higor Meritão, volante, e os atacantes Rogério e Diogo Oliveira. Os três foram contratados praticamente juntos, entre maio e junho de 2021, no início da temporada mexicana.

Meritão e Rogério, inclusive, vieram do mesmo time, a Ferroviária, de Araraquara. Os dois foram peças-chave da grande campanha da “Ferrinha” no Paulistão daquele ano, e são titulares do Pumas hoje em dia. Diogo Oliveira, com passagens pelo Vasco e pelo interior paulista, estava no Plaza Colônia, do Uruguai.

Brasileiros com sucesso rápido no Pumas

Passado um ano do mercado alternativo do Pumas, dá para dizer que a contratação dos brasileiros deu certo, e para além da possível vaga no Mundial de Clubes. Rogério, por exemplo, já tem o carinho da torcida com oito gols marcados e quatro assistências distribuídas; Meritão é titular absoluto e peça-chave no esquema do técnico Andrés Lillini.

PUBLICIDADE

Além disso, a “UNAM” chegou ao final da temporada com melhores resultados e com um melhor ataque. Em 2020-21 a equipe nem atuou na “Concachampions” e ficou na 15ª colocação da Liga Clausura (o segundo turno do Campeonato Mexicano), com apenas 10 gols marcados.

Na atual temporada, o time chegou à final do torneio da Concacaf depois de vencer o forte Cruz Azul, também do México, e ficou na 11ª colocação do Clausura, o que o garantiu na repescagem para a fase final da competição nacional.

Ex-Ferroviária diz que brasileiros se ajudam no Pumas

O impacto dos brasileiros não parece ser por acaso. Além do talento e da contribuição de cada um ao Pumas, eles se ajudaram a se adaptar e crescer no futebol mexicano. Quem garante é Higor Meritão.

“A presença dos brasileiros com certeza ajuda. A gente se entende melhor dentro de campo, até pelo estilo de jogo nosso”, ele revelou, em entrevista exclusiva ao Torcedores.

PUBLICIDADE

Para o volante, que está emprestado ao Pumas pela Ferroviária, essa adaptação foi especialmente importante. Ele é, afinal, o mais inexperiente dos três, apesar dos 27 anos de idade (conheça a história do jogador aqui). Aos 30, Rogério é mais rodado no futebol, com passagem pelo São Paulo e até atuando na Libertadores pelo Tricolor. Aos 25, Diogo tinha, ao menos, a experiência de atuar fora do país, e viver em outra cultura.

Esse ponto, aliás, é outro que os brasileiros lidam bem, tendo uns aos outros sempre que bate aquela saudade de casa. “Fora de campo a gente se ajuda também. Nossas famílias são próximas e a gente se encontra sempre que é possível”, garantiu Meritão.

Expectativa e indefinição para os brasileiros

Ajustados e adaptados, Meritão e cia vivem agora a expectativa de conquistar a Liga dos Campeões da Concacaf. Com um 2 a 2 na ida, no México, o Pumas precisa de uma vitória simples para vencer o seu quarto título da competição em sua história — e o maior das carreiras dos brasileiros até aqui.

Mas, além da expectativa, o trio vive um momento de indefinição. O contrato dos três com o Pumas se encerra ao final deste mês, e a disputa em si da final deixou as conversas paralisadas. Mesmo uma vitória nesta quarta e a classificação para o Mundial podem significar mais contratações pelo clube e maior concorrência no time.

PUBLICIDADE

Ainda assim, se depender do impacto que Meritão, Rogério e Diogo tiveram, além do espaço que conquistaram, o torcedor sul-americano pode, quem sabe, procurar conhecê-los melhor. Para a disputa do Mundial de Clubes, claro.