Home Futebol UEFA exclui clubes e seleções da Rússia das competições em 2022/23

UEFA exclui clubes e seleções da Rússia das competições em 2022/23

Rússia está banida do futebol europeu por mais uma temporada e não poderá se candidatar para sediar a Euro até pelo menos 2032 

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional

A UEFA tomou novas decisões duras contra a Rússia nesta segunda-feira (2) e excluiu todas as seleções e clubes russos da temporada 2022/23 do futebol continental.

PUBLICIDADE

Em relação aos clubes, todas as equipes não poderão disputar as competições Champions League, Europa League e Conference League na próxima temporada.

A Federação de Futebol da Rússia também foi afetada inclusive em competições próximas e não poderá participar da Eurocopa Feminina em junho, sendo substituída por Portugal no Grupo C.

PUBLICIDADE

Em relação ao futebol masculino, a seleção profissional está rebaixada para a última divisão da Nations League e impedida de disputar a competição continental na próxima temporada.

Por fim, o país não poderá se candidatar para receber a Euro 2028 e a Euro 2032.

Todas essas sanções ainda são consequências da invasão militar da Rússia à Ucrãnia iniciada no dia 24 de fevereiro de 2022. A agência Reuters estimula que pelo menos 46 mil pessoas morreram, 400 pessoas estão desaparecidas e pelo menos 13 milhões de pessoas foram desabrigadas, com prejuízo financeiro de 565 bilhões de dólares.