Quarta feira 08 de Junho, o caderno de esportes do site Torcedores traz mais uma pauta relacionada ao atual técnico do Palmeiras Abel Ferreira. A saber, o português se considera perseguido diante da arbitragem após o fato ocorrido durante a partida contra o Atlético MG; no qual foi punido pelo árbitro; Wilton Pereira Sampaio pelo argumento, “foi falta!”. Assim, o comandante do Verdão se sente marcado pela arbitragem brasileira.
Com isso, na coletiva com a imprensa o Abel desabafou sobre a situação:
“Fico danado porque tomei amarelo quando só falei que era falta, e ele (árbitro) veio com aquela arrogância toda. Não falei nada. Tenho o máximo respeito ao Hulk e ele xingou de cima abaixo o fiscal de linha; e ele (Wilton) não teve coragem de dar o amarelo. Vai dar pagina, eu sei, mas me sinto perseguido pelos árbitros brasileiros.”
Vale frisar que o treinador tem sua fama de ‘reclamão’. Assim, em suas partidas pelo Alviverde, o clube, já recebeu 32 cartões sendo o técnico mais punido com 11 cartões acima do Maurício Barbieri, o segundo colocado.
Mauro Cézar critica fortemente o cenário arbitral atual “a arbitragem brasileira é insuportável”.
Ademais, durante o programa da Jovem Pan Esportes o Bate Pronto. Pilhado ao saber, questiona o Mauro Cézar sobre a situação do Abel Ferreira argumentou; O arbítrio tem que ser colocado pelo jogo e não por sua fama.
Assim, o jornalista surpreende: “A arbitragem brasileira é insuportável, eles “avacalham” o futebol brasileiro para que eles sejam os protagonistas…”. Adicionando, completa que esta é uma realidade dentro do campo brasileiro, muitas vezes, os árbitros tendem ao excesso de autoridade no gramado consequentemente a arrogância.
Por outro lado, o treinador português no Alviverde construiu a sua fama de reclamar bastante em campo, Mauro Beting confirma a situação: “Ninguém ganha essa fama gratuita” afirma o comentarista. Dessa forma, durante o debate, Abel Fe é marcado pelos árbitros por conta de seu comportamento. Possivelmente, o técnico possa reverter a situação com a mudança de postura levada ao time. Caso contrário, casos como este podem ocorrer novamente.
Abel Ferreira se torna o técnico com mais cartões no Brasil
Em conclusão, Abel Ferreira se torna o primeiro da lista como o técnico com mais cartões sofridos, com 32 cartões, 28 amarelos e 4 vermelhos diretos; curiosamente, o Atlético MG é o adversário em que ele levou mais punições. Deste modo, um foi na semifinal da Libertadores, nos dois jogos do Brasileirão de 2021; no qual um deles foi expulso e o amarelo foi neste último domingo.
Entretanto, 30 destes cartões foram em discussões ou reclamações com o árbitro, os outros dois foram em atitudes antidesportivas. No Campeonato Brasileiro deste ano, das nove rodadas o técnico já sofreu 4 cartões amarelos. Desta maneira, os árbitros brasileiros são responsáveis por 75% das punições do Abel Ferreira e os 25% restantes são das arbitragens internacionais, como a Libertadores e a Recopa Sul-Americana.

