Home Futebol Após gritos homofóbicos, Avaí publica nota oficial repudiando incidente; confira

Após gritos homofóbicos, Avaí publica nota oficial repudiando incidente; confira

Empate do Leão contra o São Paulo pelo Brasileirão foi marcado por mais um episódio de homofobia no futebol brasileiro

Flavio Souza
Formado em Gestão de TI e cursando Jornalismo. Desde 2006 escrevo sobre esportes em geral, ingressando em dezembro de 2018 no site Torcedores.com, onde atualmente exerço função de Colaborador Sênior. Atualmente meu foco é no futebol brasileiro e internacional, mas procuro falar sobre outras modalidades, como esportes olímpicos, por exemplo. Meu foco é trazer informações relevantes sobre os clubes fora de campo, como entrevistas, análises financeiras, desempenho das equipes em redes sociais e análises táticas.

No último sábado (4), o Avaí recebeu o São Paulo em duelo da 9ª rodada do Brasileirão Série A. O confronto terminou empatado em 1 x 1, mas a partida teve um episódio lamentável nas arquibancadas.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Além de um copo ser arremessado no campo, a torcida do Leão teve gritos homobóficos direcionados à equipe de arbitragem. Esses fatos foram registrados na súmula da partida pelo árbitro Anderson Daronco.

De forma oficial, o Avaí emitiu uma nota de esclarecimento sobre o ocorrido.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

“EM RELAÇÃO AOS GRITOS HOMOFÓBICOS MENCIONADOS NA SÚMULA do jogo Avaí x São Paulo no dia 04.06.2022 PELO ÁRBITRO ANDERSON DARONCO:

O AVAÍ FUTEBOL CLUBE registra, inicialmente, que condena veementemente qualquer tipo de discriminação ou atos de natureza preconceituosa.

O clube, por meio de sua Diretoria, atletas e torcida condenam tais práticas e por isso o clube atua constantemente no engajamento para a conscientização e comunicação com seus torcedores e visitantes.

PUBLICIDADE

A torcida do Avaí é reconhecida nacionalmente por sua força e pela beleza de suas grandes festas no apoio ao time. Não é necessário que se utilize de qualquer cântico homofóbico ou de cunho discriminatório, e por isso pedimos desculpas àqueles que de alguma forma se sentiram constrangidos.

PUBLICIDADE

Por isso, o Avaí Futebol Clube, que já tem abordado o tema por meio de suas redes sociais, sistemas de som e telões no estádio, irá intensificar e trabalhar ainda mais para que atos de discriminação sejam definitivamente eliminados dos estádios brasileiros e mundiais.

Todos merecem respeito e é isso que faz o futebol uma grande paixão. A mesma paixão que temos que ter pelo respeito ao próximo.”

Possíveis punições ao Leão

O artigo 243-G do Código Brasileiro de Justiça Desportiva prevê perda de mando de campo, multa de até R$ 100 mil e até mesmo perda de pontos no Brasileirão Série A.

Mais informações do Avaí

Com o empate em casa, o Leão terminou a rodada na 14ª posição, com 11 pontos, apenas um fora da zona de rebaixamento. Mas o desempenho em casa pode fazer a diferença para a permanência na primeira divisão, meta do clube para o ano do seu centenário.

Isso porque o Avaí tem a 2ª melhor campanha como mandante, com 10 pontos conquistados em cinco jogos (três vitórias, um empate e uma derrota).

Agora o time foca suas atenções para os próximos compromissos de junho, buscando pontuar tanto dentro como fora de casa. Na próxima quarta-feira (8), a equipe irá visitar o Atlético-GO, às 20h30. Em seguida, o Avaí terá os seguintes jogos:

  • Botafogo – 13/6 (F)
  • Fortaleza – 16/6 (C)
  • Fluminense – 19/6 (F)
  • Palmeiras – 26/6 (C)

São adversários que podem dar problema ao Leão, afinal com exceção do Atlético-GO e Fortaleza, os demais estão entre os dez primeiros colocados. Destaque para o Palmeiras, vice-líder do Brasileirão Série A.

PUBLICIDADE

Mas se o time consegui manter seu aproveitamento em casa, é possível que o Avaí termine o primeiro semestre até pelo na primeira parte da tabela. Basta citar que hoje três pontos separam o clube do Coritiba, 4º colocado. Com o campeonato ainda muito equilibrado, uma vitória pode mudar a posição de vários clubes na tabela.

Por outro lado, tropeços podem fazer o Leão entrar na zona de rebaixamento. Isso porque ao fim da 9ª rodada, apenas um ponto separa o clube do Juventude, primeiro no Z4.

Better Collective