Home Futebol Botafogo vence São Paulo e respira aliviado fora do Z-4 no Brasileirão

Botafogo vence São Paulo e respira aliviado fora do Z-4 no Brasileirão

Botafogo voltou a vencer após quatro derrotas consecutivas e se afastou do Z-4; São Paulo segue sem vencer fora de casa

Fabrício Carvalho
Jornalista formado / Rio de Janeiro. Redator de notícias, artigos e relatos sobre futebol nacional e internacional
BRASILEIRÃO – 12ª RODADA
BOTAFOGO1-0SÃO PAULO

Em jogo muito disputado nesta quinta-feira (16) no Estádio Nilton Santos, o Botafogo venceu o São Paulo por 1 a 0 em jogo válido pela 12ª rodada do Brasileirão Série A. Com isso, o tricolor paulista perdeu uma invencibilidade de 15 jogos.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Na próxima rodada, o Botafogo visitará o Internacional no Beira-Rio a partir das 18h pelo horário de Brasília no domingo (19), enquanto o São Paulo receberá o Palmeiras em clássico no Morumbi na segunda-feira (20), a partir das 20h.

Precisando dar uma resposta à torcida após desempenhos ruins e resultados negativos, o técnico Luís Castro entrou com diversas novidades na escalação e acabou pressionando o tricolor paulista nos minutos iniciais.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Em bola roubada no campo ofensivo, Saravia chutou por cima do gol de Jandrei e levou enorme perigo, trazendo a torcida do Botafogo a favor do time no primeiro tempo.

O São Paulo conseguiu equilibrar as ações e permaneceu mais tempo com a posse de bola buscando espaços no campo ofensivo, mas finalizou apenas uma vez durante todo o primeiro tempo. Do outro lado foram sete finalizações ao todo.

Diferentemente do equilíbrio no primeiro tempo, o Botafogo voltou com muito mais intensidade na etapa complementar e assumiu o controle total da partida, ocupando o setor ofensivo e não cedendo espaços para o São Paulo.

PUBLICIDADE

Logo nos primeiros minutos, Kayque chutou por cobertura e quase surpreendeu o goleiro Jandrei que apenas torceu para a bola sair. Mas o melhor momento ainda estava por vir para a consagração do jovem da base do alvinegro carioca.

PUBLICIDADE

Em lance de contra-ataque armado pelo Botafogo após escanteio do São Paulo, Saravia acionou Erison e o atacante conseguiu acionar Kayke que dominou e limpou a defesa para bater na saída do goleiro e abrir o placar no Nilton Santos.

Como esperado, o alvinegro carioca passou a ter maior preocupação com o setor defensivo após o gol marcado e o São Paulo incomodou na reta final. Aos 35′, Calleri aproveitou falhas de Patrick de Paula e Daniel Borges para acionar Rigoni. Na batida cruzada, o artilheiro viu a bola passar ao lado da trave direita.

O São Paulo brigou muito pela vitória nos acréscimos, mas o Botafogo conseguiu segurar a bola no campo defensivo e não sofreu nenhuma finalização de perigo antes do apito final.

PUBLICIDADE

FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO 1-0 SÃO PAULO

Data: 16/06/2022, 16:00
Estádio: Nilton Santos
Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO)
Auxiliares: Bruno Raphael Pires (FIFA-GO) e Bruno Boschilia (FIFA-PR)
VAR: Wagner Reway (PB)

Botafogo: Gatito Fernández; Kanu, Carli, Cuesta; Saravia (Daniel Borges), Patrick de Paula, Kayque (Barreto), Hugo; Vinícius Lopes, Erison (Matheus Nascimento), Lucas Piazon (Chay). Técnico: Luís Castro.

São Paulo: Jandrei; Rafinha (Igor Vinícius), Diego Costa (Eder), Arboleda, Léo; Igor Gomes, Rodrigo Nestor, Patrick (André Anderson), Wellington (Reinaldo); Calleri, Luciano (Rigoni). Técnico: Rogério Ceni.

PUBLICIDADE

Better Collective